Os números não mentem. A performance de Fernanda Garay nos Jogos Olímpicos de Tóquio é digna de muitos aplausos. Após o encerramento da terceira rodada do torneio feminino de vôlei, a ponteira brasileira aparece em destaque em vários fundamentos.
No ataque, Fernanda Garay ocupa a segunda colocação, com 47,96% de aproveitamento. Ela fica atrás apenas da oposto sérvia Tijana Boskovic, com 48,51%. A diferença para quem fecha o top 3 já é grande: a oposto americana Jordan Thompson soma 40,38%.
O bom desempenho ofensivo reflete no ranking das maiores pontuadoras. A camisa 16 do Brasil ocupa o quarto lugar, sendo a única atleta que não atua na saída de rede. Foram 56 pontos de Fernanda Garay até aqui, ficando atrás “apenas” de Thompson (72), Boskovic (71) e Egonu (64).
Nem seria preciso dizer que o trio à frente de Fê Garay tem como principal característica “derrubar bolas”, sendo as principais opções de ataque de suas seleções. Informação que ressalta como a ponteira tem feito a diferença no time dirigido por José Roberto Guimarães.
Para fechar o “combo” em Tóquio, Garay está em quinto lugar entre as melhores passadoras. A campeã olímpica em Londres tem 70,4% de aproveitamento. As líderes são a líbero americana Justine Wong-Orantes (84,9%), a ponta sérvia Bojana Milenkovic (75,8%), a ponteira americana Michelle Bartsch-Hackley (74,1%) e a também ponta sul-coreana Kim Yeon Koung (71,8%).
Garay revelou ao término da última Superliga a decisão de interromper a carreira, depois dos Jogos Olímpicos, para realizar o sonho de ser mãe.