Aumenta a expectativa pelo impacto da nova liga profissional no vôlei feminino dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (11/12), a Federação Americana (USA Volleyball) anunciou ter fechado uma parceria com a League One Volleyball (LOVB), que será lançada após os Jogos Olímpicos de Paris, em novembro de 2024.
A parceria terá como foco ajudar e promover as equipes profissionais da liga, que já conta com várias jogadoras da atual e atletas com passagens recentes. Nesta lista estão as levantadoras Lauren Carlini, Micha Hancock, Carli Lloyd e Jordyn Poulter, a líbero Justine Wong-Orantes, a ponteira Kelsey Robinson-Cook, a oposta Jordan Thompson e a central Haleigh Washington.
– O USA Volleyball tem orgulho de ser parceiro da LOVB. Atualmente, a maioria dos principais jogadores dos Estados Unidos compete em ligas no exterior por até sete meses por ano, longe de suas famílias, amigos e do público americano. Estamos ansiosos para ver as jogadoras competirem com o LOVB em seu território e ver o impacto que esta liga terá na popularidade do vôlei. LOVB será uma plataforma onde os fãs do vôlei americano poderão ver seus ídolos jogarem ao vivo e pessoalmente. A LOVB está atraindo não apenas jogadores da seleção dos EUA, mas também alguns dos maiores talentos de todo o mundo – comentou o presidente e CEO da federação, Jamie Davis.
A popularidade do vôlei já está aumentando nos Estados Unidos. Ele é o esporte coletivo mais popular para meninas do ensino médio e universitário, enquanto o número de meninos no ensino médio aumentou 40% desde 2017. Na temporada 2022/23, o número de filiados EUA aumentou 9,6% para 408 mil (o maior crescimento percentual desde 1998). De acordo com a federação, o crescimento se refletiu em todos os níveis de jogo, gêneros e faixas etárias.
– Na LOVB, estamos no caminho para tornar o vôlei na próxima grande liga dos Estados Unidos, por isso estamos entusiasmados com a parceria com o USA Volleyball para ajudar a transformar essa visão em realidade – disse Rosie Spaulding, diretora do departamento profissional da LOVB. – As melhores jogadoras profissionais do mundo merecem a oportunidade de jogar em casa, diante das mesmas comunidades que os apoiaram durante sua juventude e anos de faculdade. Estamos entusiasmados em trabalhar com o vôlei dos EUA para mudar esse paradigma e estar na vanguarda de um novo movimento emocionante nos esportes americanos.
A nova liga já revelou os nomes e logotipos de suas equipes profissionais, incluindo Madison, Omaha e Salt Lake. Hoje, foi apresentada a sexta e última cidade para sua temporada inaugural de 2024/2025: Austin. O nome final da equipe e os logotipos das cidades de Houston e Atlanta serão revelados em 12 e 13 de dezembro, respectivamente.