Existe uma opinião no mundo do vôlei capaz de não gerar muita discussão (algo raro): a russa Arina Fedorovtseva é a melhor sacadora da atualidade. Neste sábado (1/4), também conhecido como Dia da Mentira, a ponteira do Fenerbahce marcou nove aces na vitória por 3 sets a 0 sobre o Cukurova, pelo returno do Campeonato Turco.
O número absoluto é incrível e a média por set é ainda mais, levando em consideração as próprias estatísticas de Fedorovtseva. No Turco, ela marca em média 0,88 ace por parcial. Assim, o desempenho deste sábado é muito fora de curva até para ela.
Nas últimas semanas, a “Barbie Russa” já havia assombrado o mundo ao marcar oito aces na vitória sobre o Conegliano, no jogo de ida das quartas de final da Champions League.
Confira o desempenho recente de Fedorovtseva no saque:
– Chemik Police (POL): seis aces
– Chemik Police (POL): cinco
– Eczacibasi: sete
– Galatasaray: cinco
– Conegliano (ITA): quatro
– Aydin: cinco
– Conegliano (ITA): oito
– Kuzeyboru: três
Na lista das melhores sacadoras do Turco, a diferença da russa para as demais é um abismo. São 58 aces marcados, enquanto as vice-líderes (Mina Popovic e Anthi Vasilantonaki) somam menos do que a metade: 25. Na Champions League, ela marcou 30 aces, média de 1,2 por set. Em números absolutos, quem vem atrás dela é Ann Wolowicz, do Tenerife La Laguna, com 18. O “problema” é que Arina jogou cinco jogos a menos do que a principal concorrente.