A jovem ponteira russa Arina Fedorovtseva foi protagonista, neste sábado, em Istambul, na vitória do Fenerbahce sobre o Vakifbank. Com 24 pontos, a jovem de 17 anos liderou a virada por 3 sets a 1, parciais de 29-31, 31-29, 25-19 e 25-14, pela terceira rodada do Campeonato Turco feminino de vôlei.
Fedorovtseva fez a diferença no ataque, com 16 acertos, além de ótimas passagens pelo saque (cinco aces), como já havia mostrado na Liga das Nações e nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No bloqueio, a russa ainda marcou mais três pontos.
Mas o Fener não foi apenas a ponteira no clássico. Mais três jogadoras chegaram aos dois dígitos de pontuação: a oposto russa Lazareva fez 18, enquanto as centrais Mina Popovic e Eda Erdem colaboraram com 13 e 12, respectivamente. A ponteira Ismailoglu fez outros nove. Uma mexida de Zoran Terzic também fez a diferença para a construção da virada: a entrada da experiente Naz Aydemir no lugar de Buse Unal no levantamento. Ana Cristina fez uma rápida passagem pela rede e não pontuou.
Pelo lado do Vakifbank, Giovanni Guidetti usou praticamente todas as peças do elenco, já que a instabilidade predominou em vários momentos da partida. Começou com Gabi, Haak e Bartsch como estrangeiras. Mas usou Boz no lugar da sueca, a americana Ogbogu no meio em vários momentos, apostou sem sucesso nas pontas Senoglu e Cebecioglu. Ainda assim o time em viveu de muitos altos e baixos. Certamente vai lamentar não ter conseguido, após vencer o primeiro set, administrar o 7 a 1 aberto no segundo. Depois de levar o empate, o Vakif não foi mais o mesmo.
Na pontuação, Haak terminou com 20 acertos, 3 a mais do que Gabi. O restante do time não chegou aos dois dígitos.
Nos fundamentos, o block do Fenerbahce desequilibrou, com 16 pontos, seis da sérvia Popovic.
O jogo ainda foi repleto de reclamações contra a arbitragem, principalmente pelo lado do Fenerbahce. Terzic chegou a invadir a quadra no quarto set e levou cartão vermelho após muita reclamação.
Após três rodadas, o Fenerbahce segue como um dos invictos, com o Vakif perdendo pela primeira vez.