O Fenerbahce é o primeiro semifinalista da Copa da Turquia feminina. Nesta terça-feira (7/3), no confronto em jogo único, vitória sobre o Eczacibasi com autoridade por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-15 e 27-25. O time de Macris e Ana Cristina agora espera por THY ou Kuzeyboru na semifinal.
Para desbancar o líder invicto do Campeonato Turco, o Fener teve uma atuação coletiva muito consistente. O técnico Zoran Terzic definiu as três estrangeiras titulares com a dupla brasileira, além da russa Arina Fedorovtseva. Vargas (naturalizada), Erdem, Kalac e Orge completaram a equipe.
E os principais nomes do Fenerbahce mostraram as principais virtudes. Vargas foi a bola de segurança nos ataques em parte do duelo (caiu de produção no 3º set), terminando o duelo com 18 pontos. Fedorovtseva teve ótimas passagens pelo saque, com sete aces marcados, além de ser a maior pontuadora: 23. Ana Cristina deu conta do recado no passe, virou contra-ataques importantes e deu um toco em Boskovic para fechar o primeiro set. Atuação segura da ponteira brasileira, autora de 13 pontos. E a capitã Eda Erdem apareceu em momentos decisivos com blocks e aces, apesar da baixa pontuação (seis).
Do outro lado, a oposta sérvia, como sempre, liderou o Eczacibasi na pontuação. Foram 20 acertos de Tijana Boskovic. Mas desta vez as coadjuvantes não apareceram. Baladin e Voronkova, sofrendo no passe, fizeram três e oito pontos, respectivamente, sendo que a russa apareceu mais no fim do jogo. Ferhat Akbas acabou tirando Baladin na metade do segundo set para entrada de Saliha Sahin. Na última parcial, ele tirou a sérvia Maja Ognjenovic e colocou a turca Elif Sahin no levantamento, aproveitando para colocar a central belga Heyrman para completar o trio estrangeiro. Não adiantou.
Nesta quarta-feira serão disputados os outros jogos das quartas de final: THY x Kuzeyboru, Vakifbank x Galatasaray e Aydin x Sariyer.