O Fenerbahce colocou um ponto final na invencibilidade do Vakifbank no Campeonato Turco feminino na temporada 2023/2024. Nesta sexta-feira (24/11), na abertura da décima rodada do primeiro turno, vitória do Fener por 3 sets a 1, parciais de 26-24, 25-20, 21-25 e 25-20.
Agora a diferença entre os dois times na classificação da competição é de apenas um ponto a favor do Vakif (29 a 28), mas tendo feito um jogo a mais (11 a 10).
O fator coletivo do Fenerbahce merece ser ressaltado no clássico de hoje. A pontuação ajuda a comprovar. A ponta russa Arina Fedorovtseva anotou 26 pontos (três aces), sendo seguida pela oposta polonesa Magdalena Stysiak, com 17. A central e capitã Eda Erdem colaborou com mais 14, seguida pela compatriota Asli Kalac, com oito, sendo quatro em blocks.
Já do lado do Vakif, muita dependência na capitã Gabi. A brasileira marcou 23 pontos, sendo a jogadora com mais pontos de ataque (20) e de bloqueio (3) do time. Ela teve 61% de aproveitamento no ataque e 64% de positividade no passe. Já a americana Jordan Thompson foi a outra a chegar a dois dígitos de pontuação. A oposta fez mais 12, mas teve muito trabalho para passar pelo block adversário e pontuar em contra-ataques (42% de acerto ofensivo). Acabou no banco, substituída por Carutasu.
E ao olhar as demais jogadoras fica claro o problema. Titular o jogo todo, a central Zehra Gunes fez cinco pontos (apenas 22% no ataque), passando em branco no primeiro e segundo sets, enquanto as ponteiras Alexandra Frantti e Bianka Busa, que se revezaram, fizeram quatro e cinco, respectivamente.
Ana Cristina foi utilizada no fim dos quatro primeiros sets por Stefano Lavarini. Ela colaborou com dois pontos, ambos no ataque em cinco tentativas, além de ter feito bom papel na recepção (50% de positividade).