A definição do segundo finalista do Campeonato Turco feminino de vôlei aconteceu apenas no tie-break do terceiro jogo. Nesta segunda-feira (14/4), em Istambul, o Fenerbahce virou para cima do Galatasaray, vencendo por 3 sets a 2, parciais de 23-25, 25-20, 16-25, 25-13 e 15-9.
Na decisão, o Fener terá pela frente o Vakifbank, responsável pela eliminação do Eczacibasi por 2 a 0 na série semifinal.
A reação do Fenerbahce, após uma dura derrota no terceiro set hoje, passou por Ana Cristina. A ponteira brasileira liderou o início avassalador na quarta parcial, pontuando no ataque e no bloqueio. O novo técnico Marcello Abbondanza, inclusive, deixou de tirá-la das passagens de fundo de quadra, fazendo a troca para a saída de Arina Fedorovtseva.
Ao fim da partida, Ana Cristina teve 21 pontos, com o melhor aproveitamento ofensivo entre as atacantes e liderando nos bloqueios. Foram 14 acertos no ataque, com 50% de eficiência, seis blocks e um ace. No passe, 35% de positividade após 20 ações, sem erros.
Melissa Vargas não esteve brilhante no ataque, com quatro erros e cinco bloqueios tomados, mas compensou em uma importante passagem pelo saque no tie-break, dando três pontos de vantagem para o Fener. A oposta terminou o jogo com 21 acertos. Já Arina Fedorovtseva marcou mais 19, com 41% de aproveitamento ofensivo, e zerando no saque desta vez.
Pelo valente time do Galatasaray, 20 pontos da ponteira sérvia Katarina Lazovic, seguida pela oposta Alexia Carutasu e pela Ilkin Aydin, com 15 cada. Mas o passe, como já havia acontecido no jogo 2, deixou o time na mão no fim.