O Fenerbahce deu o primeiro passo rumo às quartas de final da Champions League feminina 2022/2023. Nesta terça-feira (21/2), no jogo de ida da abertura dos playoffs, na Polônia, vitória por 3 sets a 2 sobre o Chemik Police, parciais de 25-14, 27-29, 25-23, 22-25 e 15-10.
Na partida de volta, na próxima semana, em Istambul. Quem passar irá enfrentar na próxima fase da Champions “apenas” o Conegliano, da Itália. Vitória por qualquer placar garante o Fener. Já as polonesas precisam ganhar por 3-0 ou 3-1, uma vez que vencer no tie-break forçará o golden set.
Assim como já havia acontecido no encerramento da fase de grupos, o técnico Zoran Terzic repetiu a formação com Macris, Vargas, Fedorovtseva, Ana Cristina, Erdem, Vuchkova e Orge. Sem a limitação de três estrangeiras em vigor dos campeonatos locais, o Fenerbahce parece ter encontrado o seu time ideal.
Outro ponto importante na performance do time é o equilíbrio da distribuição de Macris. Não existe uma sobrecarga em uma ou outra atacante. Vargas atacou 39 vezes; Fedorovtseva, 33; Ana Cristina teve 28 bolas para atacar.
E o trio liderou o Fener na pontuação:
– Melissa Vargas: 26 pontos (59% no ataque)
– Arina Fedorovtseva: 25, sendo seis aces
– Ana Cristina: 15 (50% no ataque)
No Chemik Police, as brasileiras Fabíola e Maira começaram no banco de reservas. E a surra levada no primeiro set fez o técnico Radoslaw Wodzinski colocou a levantadora a partir da segunda parcial. E a experiente jogadora ajudou o time polonês a equilibrar as ações e forçar o tie-break. Já Maira fez passagens em todos os sets. Na pontuação, dois destaques: a oposta sérvia Jovana Brakocevic (20) e a ponteira local Martyna Czyrnianska (19).