O Fenerbahce abriu o playoff em melhor de cinco jogos das finais do Campeonato Turco feminino com uma grande vitória sobre o Vakifbank, neste sábado. Dominante em grande parte do confronto, o time dirigido por Zoran Terzic levou a melhor por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 22-25, 25-17 e 25-19.
Melissa Vargas e Isabelle Haak fizeram um duelo à parte na abertura da decisão. A cubana naturalizada turca liderou o Fener, marcando 30 pontos: 24 no ataque, três no saque e três no bloqueio. Já a sueca foi disparada a melhor do Vakif, com 33 acertos: 29 no ataque, dois aces e mais dois blocks.
Depois de levar a melhor sobre o Fenerbahce no Mundial, na Champions e na Copa da Turquia, o Vakifbank esteve distante de sua melhores performances. Muito dependente de Haak, oscilando em todos os fundamentos, errando mais do que o normal. E finais não costumam perdoar tantos problemas.
Gabi, por exemplo, esteve bem marcada e não chegou aos dois dígitos de pontuação. Foram oito acertos, sendo seis no ataque, um no bloqueio e um no saque. A central Zehra Gunes foi a segundo maior pontuadora do Vakif, com 11 pontos, seis deles no block.
Já a russa Arina Fedorovtseva, depois de um início ruim, melhorou no decorrer da final e terminou com 18 pontos: 14 no ataque, dois no saque e dois no bloqueio. Ana Cristina teve pouco tempo em quadra e pontuou uma vez no ataque.
Confira as datas e horários (de Brasília) do restante da série, com previsão de transmissão pela TRT Spor no YouTube:
3/5 (terça) – 14h
6/5 (sexta) – 14h
9/5 (segunda) – 13h
12/5 (quinta) – 13h
Mais cedo, ná no início da disputa pelo terceiro lugar, o Eczacibasi saiu na frente do THY com triunfo por 3 a 0 (25-18, 25-19 e 25-20), com 23 pontos de Tijana Boskovic.