O Fenerbahce está a uma vitória do título do Campeonato Turco feminino 2021/2022. Nesta sexta-feira, vitória fora de casa sobre o Vakifbank no jogo 3 da série em melhor de cinco, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 20-25, 26-24, 25-17 e 25-19.
O quarto, que pode ser o jogo decisivo do playoff, acontecerá na casa do Fener, na próxima segunda-feira, às 13h (de Brasília), com transmissão pelo YouTube da TRT Spor. Se necessária, a quinta partida será na quinta.
O técnico Zoran Terzic fez uma mudança decisiva para conseguir a virada: Buse Unal substituiu a experiente levantadora Naz Akyol e ficou em quadra até o fim. Com ela, o bloqueio do Vakifbank teve mais dificuldades para marcar o ataque do Fenerbahce. A central Gunes, por exemplo, passou em branco. Akman, a outra meio de rede titular, fez apenas um ponto no fundamento. Tanto que Giovanni Guidetti acabou fazendo uma mudança entre as estrangeiras, usando a central americana Chiaka Ogbogu, em uma dupla troca, com Bartsch saindo da ponta para entrada de Senoglu. No total, o Vakif somou cinco pontos no block.
A maior pontuadora da partida foi a oposto Melissa Vargas. A cubana naturalizada turca somou 26 pontos, sendo xx no ataque, três no saque e um no bloqueio. A ponteira russa Arina Fedorovtseva também foi bem, com mais 19 pontos, sendo cinco aces.
O saque foi o fundamento do Fenerbahce que mais incomodou o Vakif, com um total 12 pontos diretos, e vários outros que colocaram a linha de passe em apuros. Guidetti revezou as líberos, mas pouco funcionou em algumas passagens específicas.
Pelo Vakifbank, sem novidades entre as maiores pontuadoras. A sueca Isabelle Haak terminou com 20, todos no ataque, enquanto a brasileira Gabi somou mais 17, também feitos apenas no setor ofensivo.