A russa Irina Fetisova deverá ter a primeira experiência internacional da carreira na temporada 2023/2024. Segundo o site Volleynews, a jogadora de 28 anos já acertou com o Fenerbahce, da Turquia.
Fetisova defende o Dínamo de Moscou desde a temporada 2015/2016. Neste período, ela soma quatro títulos da Liga Russa (o último em 2018/2019), dois da Copa (venceu a última edição), três Supercopas, entre outros. Pela seleção russa, Fetisova foi campeã europeia em 2015, além de prêmios individuais como central e bloqueadora do extinto Grand Prix.
Caso a contratação seja confirmada pelo time turco, a russa deverá assumir a vaga da búlgara Vuchkova, que chegou ao Fener no decorrer da atual temporada. Por conta da limitação no número de estrangeiras (três por jogo), os clubes turcos raramente possuem duas jogadoras “internacionais” desta posição.
Já no processo de reposição de Fetisova, o Dínamo Moscou se movimenta no mercado do vôlei, com a renovação de contrato da experiente Ekaterina Polyakova, de 35 anos, além da contratação de Anastasiia Zhabrova e Ekaterina Evdokimova, ambas do Lokomotiv Kaliningrado.
Vale lembrar que a Rússia segue suspensa das competições internacionais do vôlei, tanto nos clubes, ausentes de Champions, CEV e Challenge, quanto da seleção, que não jogou VNL e Mundial no ano passado.