Treinador do Sada Cruzeiro, Filipe Ferraz aproveita o período antes do início da pré-temporada de clubes para estudar as tendências do voleibol na VNL. O comandante está em Anaheim, na Califórnia (EUA), onde acompanha jogos da terceira semana da Liga das Nações e conversa com outros treinadores, em uma espécie de “intercâmbio”.
Nos Estados Unidos, ele se encontrou com Andrea Giani (seleção da França), John Speraw e Javier Weber (técnico e assistente da seleção americana), Igor Kolakovic (seleção da Sérvia) e Plamen Konstantinov (Bulgária). Ele ainda se encontrou o seu ex-comandante no próprio Sada Cruzeiro, Marcelo Mendez, treinador da seleção argentina. Outro encontro de Filipe foi com o cubano Miguel Lopez, seu jogador no time mineiro.
– Está sendo de grande valia, até para me atualizar sobre o que os treinadores e equipes estão fazendo, mas também o que os clubes estão fazendo. Muitas vezes, a gente fica muito preso só no sul-americano, mas estou sempre em busca de novos conhecimentos – comentou Filipe, em entrevista ao Web Vôlei.
Com a classificação garantida, o Brasil encerra sua participação na fase de classificação na madrugada de sexta para sábado, às 0h, contra a China. O jogo terá transmissão do Sportv2. Nesta sexta-feira (07), aliás, o Brasil foi superado por 3 sets a 1 para a Polônia, país que vai sediar a etapa decisiva da VNL, de 19 a 23 de julho.
– Esse intercâmbio está sendo muito proveitoso e quero fazer isso em outros torneios. Quem sabe eu não implemente algumas coisas novas aqui no Brasil ou até mesmo no Sada Cruzeiro. Que seja o primeiro de muitos – completou Filipe