A FIVB anunciou nesta terça-feira (3/12) a presença da dupla formada pelos irmãos gêmeos Javier e Joaquín Bello no Finals do Circuito Mundial, torneio que encerra a temporada 2024 do vôlei de praia. Apesar de nascidos na Espanha, eles competem pela Inglaterra. Os jovens de 24 anos entram no lugar dos brasileiros George e André, que não poderão competir por conta de uma lesão do primeiro.
George segue em recuperação da lesão que o tirou da etapa Elite 16, em João Pessoa (PB), no final de outubro. O paraibano sofreu um problema no músculo posterior da coxa esquerda durante a competição. A dupla, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e avançou até as oitavas, quando perdeu para os alemães Ehlers e Wickler, já confirmou nas redes sociais que será desfeita neste final de temporada.
Já os irmaõs Bello disputam o Circuito Mundial desde 2018. Aos poucos, eles têm obtido resultados mais expressivos nas etapas. Neste ano, por exemplo, conquistaram a medalha de bronze no Challenge de Recife. No último mês, eles conquistaram o primeiro ouro em uma competição Elite 16, no Rio de Janeiro.
Formato e duplas do Finals
A competição masculina será disputada entre esta quarta-feira (4/12) e sábado (7/12), em Doha, no Qatar. Serão dez duplas, divididas em dois grupos com cinco duplas cada. Os líderes avançam diretamente para as semifinais, enquanto os segundos e terceiros disputarão uma repescagem/quartas de final do Finals do Circuito.
Apesar da ausência de André e George, o Brasil será representado Evandro e Arthur, alocados no Grupo B, o mesmo dos irmãos gêmeos. Na primeira fase do Finals, os brasileiros enfrentarão ainda os suecos David Ahman e Jonatan Hellvig, os noruegueses Mol/Sorum e os holandeses Van De Velde/Immers.
A Holanda, aliás, é o único país com duas duplas presentes no Finals. No Grupo A, a torcida holandesa conta com Stefan Boermans e Yorick de Groot. Eles enfrentarão Cherif Younousse e Ahmed Tijan, do país da casa, os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler, medalhistas de prata em Paris 2024, os italianos Nicolai e Cottafava e os sérvios Perusic e Schweiner.