X

FIVB anuncia calendário do vôlei de praia para 2020

Conheça as competições já confirmadas do vôlei de praia pela FIVB para a próxima temporada. Brasil seguem com duas etapas internacionais
Autor:

Compartilhe:

A Federação Internacional de Vôlei anunciou, nesta quarta-feira, a realização de 42 eventos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia para a próxima temporada, além do ponto alto do período, o torneio da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O calendário inclui os Majors Series em Gstaad (SUI), Viena (AUT) e Hamburgo (ALE), além de um torneio 5 estrelas em Roma, que definirá o ranking olímpico final para Tóquio-2020.

O calendário prevê ainda um total de 11 etapas de torneios 4 estrelas, incluindo novos locais, como Cingapura e Cancun. Novas cidades também sediarão o vôlei de praia no Laos, Camboja, Israel, Coréia, Ilhas Cook, Guam, Irã e China, oferecendo um total de US$ 6,56 milhões em prêmios.

– A FIVB está levando o vôlei de praia a todos os continentes, trabalhando para deixar os torneios 5 estrelas cada vez mais atraentes para os fãs e jogadores e, ao mesmo tempo, ajudando cidades e países que nunca sediaram um evento da modalidade a difundir o esporte e revelar novos talentos. Vai ser uma temporada cheia, com o grande momento dos Jogos Olímpicos e de nova final do World Tour em Roma. Não tenho dúvidas de que será um grande momento para o vôlei de praia demonstrar toda a sua força – disse Ary Graça, presidente da FIVB.

A temporada começa com cinco torneios em outubro e novembro de 2019, incluindo etapas previamente confirmadas no Irã (Bandar Torkaman), China (Qinzhou), Qatar (Doha) e México (Chetumal). A eles se juntará um novo evento de 1 estrela, duplo gênero, em Tel-Aviv, de 6 a 9 de novembro, na primeira vista do World Tour a Israel .

A Ásia sediará o primeiro evento em 2020, um novo torneio em Qeshm, Irã, em janeiro, seguido de etapas nas Ilhas Cook, Bandar Abbas (Irã), Siem Reap e Phnom Penh (Camboja), Guam, Austrália (local a ser definido) e Visakhapatnam (Índia). As competições nas Ilhas Cook e Guam serão a estreia do World Tour na Oceania, fora da Austrália.

A Argentina está preparada para receber uma etapa no início de março, antes do World Tour retornar à Ásia, para o primeiro evento de 4 estrelas do ano, em Doha, de 9 a 13 de março, e seguir para Langkawi (Malásia), Boracay (Filipinas) e Cancun (México). Esse último um quatro estrelas, assim como os da cidades seguintes: Satun na Tailândia, Cingapura, Yangzhou e Xiamen (ambos na China).

Na segunda semana de maio as principais duplas do Circuito disputam etapas em torneios masculino/feminino em Itapema (Brasil) e Jurmala (Letônia), enquanto a Ilha Tuan Chau (Vietnã) receberá uma competição feminina. Jinjiang (China) organiza um evento de 3 estrelas, antes dos eventos europeus de 4 estrelas em Ostrava (República Tcheca), Varsóvia (Polônia) e Moscou (Rússia).

Visual dos alpes suíços na etapa de Gstaad (Beach Majors/Mihai Stetcu)

A primeira das quatro etapas de 5 estrelas da turnê mundial 2019-2020 está programada para ocorrer no fim de semana que termina em 14 de junho, data que serve para definir quais equipes se qualificarão para os Jogos de Tóquio por meio do ranking olímpico. O torneio de Roma quer repetir o sucesso das Finais do World Tour 2018-2019, realizadas na capital italiana em setembro passado.

O Gstaad Major de 5 estrelas está programado para um mês depois, de 7 a 12 de julho, após as etapas em Miguel Pereira (Brasil) e Vienciana (Laos), na mesmo época que os eventos de Daegu (Coréia) e Qidong (China). O World Tour também retornará a Espinho, em Portugal, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em julho.

O torneio de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ocupará o centro das atenções na semana final de julho e na primeira semana de agosto (25 de julho a 8 de agosto), juntamente com os eventos do World Tour em Buyeo e Busan (ambos na Coreia), antes dos dois últimos eventos de 5 estrelas da temporada em Viena, Áustria (12 a 16 de agosto) e Hamburgo, Alemanha (19 a 23 de agosto).

O mês de agosto será completado por eventos em Salalah (Omã) e Rubavu (Ruanda), que sediará um evento de 2 estrelas pela primeira vez, após organizar uma competição de 1 estrela em 2018/2019.

Dois finais de semana foram reservados para os torneios da Copa Continental da FIVB, de 12 a 17 de maio para a 2ª fase da competição, e, de 23 a 28 de junho para as finais, que concluirão o processo de qualificação para todas as confederações para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A FIVB espera anunciar outros eventos do World Tour em vários países. Os eventos são classificados de uma a cinco estrelas, onde cinco e quatro estrelas são os eventos de elite. Os de três, duas e uma estrela têm como objetivo desenvolver o esporte em tantas regiões quanto possível.

Tags: Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Últimas notícias