X

FIVB anuncia Mundial de dois em dois anos

Mudança foi confirmada nesta quinta-feira, em reunião da FIVB. O novo Mundial, com mais participantes, tem início previsto para 2025
Autor:

Compartilhe:

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aprovou, nesta quinta-feira (22/6), mudanças no calendário a partir de 2025. Uma das novidades aprovadas durante reunião da entidade em Punta Cana, na República Dominicana, é a realização do Campeonato Mundial de seleções de dois em dois anos.

Atualmente, a competição é realizada a cada quatro anos. Assim, os próximos Mundiais acontecerão em 2025 e 2027. O Campeonato Mundial de 2025 também estreará um novo formato de disputas. Serão 32 participantes de cada naipe. No ano passado, a competição foi disputada por 24 países.

De acordo com a FIVB, o regulamento será mais simples e igual para os dois naipes. As 32 seleções serão divididas em oito grupos de quatro. Os dois melhores colocados avançarão. Daí em diante, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final, sempre em jogo único. Uma seleção fará no máximo sete partida, com a competição tendo 17 dias de duração.

“Esses ajustes fazem parte dos esforços contínuos da FIVB para simplificar o calendário internacional de vôlei, com o objetivo de melhorar a experiência geral do torcedor, priorizando a saúde e o bem-estar dos atletas, bem como as necessidades de outras partes interessadas importantes do vôlei”, publicou a FIVB.

Já estão definidas também as regras para classificação para o Mundial: país-sede e último campeão possuem vaga. Os três primeiros colocados dos campeonatos continentais (Europeu, Sul-Americano, Asiático, Africano e da Norceca) também se garantem. Os outros 15 serão conhecidos pela posição no ranking mundial da FIVB.

Em relação ao processo de licitação para definição das sedes das próximas edições do Campeonato Mundial, o cronograma foi confirmado da seguinte forma: agosto de 2023 para o evento de 2025, abril de 2024 para o evento de 2027 e agosto de 2024 para o evento de 2029.

No Mundial de 2022, a Sérvia foi campeã no feminino vencendo o Brasil na final. No masculino, o título ficou com a Itália.

Tags: Campeonato MundialFIVB

Últimas notícias