A Federação Internacional (FIVB) oficializou, nesta sexta-feira, os grupos dos torneios feminino e masculino de vôlei para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Como já noticiado após o fim dos Pré-Olímpicos, Brasil está no Grupo A entre as mulheres, ao lado de Japão, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Entre os homens, o Brasil está no Grupo B, já conhecido como da morte, para enfrentar na primeira fase Estados Unidos, Rússia, França, Argentina e Tunísia.
A divisão das seleções pelas chaves leva em conta a posição no ranking da FIVB, pelo sistema de serpentina (país-sede de um lado, líder e vice-líder do outro e na sequência, de dois em dois, são distribuídos os demais).
As seleções irão se enfrentar dentro do grupo, com as quatro primeiros avançando para as quartas de final. O emparceiramento nesta fase também é o mesmo de sempre: o primeiro de um grupo enfrentando o quarto do outro. Já o duelo entre segundo versus terceiro sairá de um sorteio, ou seja, a seleção pode encarar nas quartas um rival já enfrentado na fase anterior.
Esse sorteio impede, por exemplo, que uma seleção saia do grupo da morte com a certeza de enfrentar um adversário teoricamente mais fácil nas quartas. Um exemplo: o Brasil, de Renan Dal Zotto, pode ficar em segundo, à frente da Rússia, e dar o azar de voltar a enfrentar o poderoso rival por vaga na semi. Do outro lado, em teoria, os rivais prováveis seriam Canadá, Irã ou Japão.
A FIVB ainda não divulgou a tabela com as datas e os horários das partidas.