Em mais um dia de reuniões do Conselho de Administração da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em Punta Cana, na República Dominicana, foi tomada uma decisão sobre a Rússia.
Suspenso das competições internacionais desde o fim de 2021, por conta da guerra com a Ucrânia, o país deixará de aparecer no ranking mundial. Ontem, como publicado em reportagem do Web Vôlei, a Rússia aparecia em segundo lugar no ranking masculino, deixando o Brasil para trás mesmo sem atuar por quase dois anos.
Nesta noite, a seleção russa ainda aparecia na lista, em quarto lugar, ultrapassada por Itália e Estados Unidos. No ranking feminino, a Rússia está em nono lugar. A mesma decisão vale para a Bielorrússia, aliada da Rússia na guerra. A pontuação seguirá congelada, segundo a Federação Internacional.
Além disso, após a revisão da Comissão Jurídica da FIVB, o Conselho de Administração também reiterou a decisão anterior de que todas as seleções, clubes, oficiais e atletas de vôlei de praia e vôlei de neve da Rússia e da Bielorrússia não são elegíveis para participar de todos os eventos internacionais e continentais até aviso prévio, o que está de acordo com as últimas recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo os Jogos Olímpicos de Paria, em 2024.