X

FIVB divulga datas e sedes dos Mundiais Sub-19 e Sub-21

Mundiais estão entre as mais importantes do voleibol; Mundiais acontecem a cada dois anos, e Brasil é muito tradicional
Autor:

Compartilhe:

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou na última terça-feira (24) os anfitriões e as datas dos Campeonatos Mundiais Sub-19 e Sub-21 de 2023. Os dois campeonatos estão entre os principais de base do planeta. Os sorteios dos grupos serão realizados pelo menos três meses antes das competições.

Sub-19

Entre as mulheres, o Mundial será entre 1 e 11 de agosto de 2023, com sedes na Croácia e Hungria. O torneio é bienal e existe desde 1989, mas era sub-18. Em março do ano passado, a FIVB resolveu transformá-lo em sub-19, para equiparar com o masculino.
O Brasil sediou a competição logo na primeira edição, ano em que foi vice para a União Soviética. Ao todo, a Seleção tem três ouros, só atrás da China, com 4. A Rússia é a atual campeã.
Já no masculino, o Mundial acontecerá de 4 a 13  do mesmo mês, mas na Argentina. A competição também existe desde 1989 e teve o Brasil como primeiro país sede. A Seleção, aliás, é a maior campeã, com seis taças. A Itália, porém, venceu o último Mundial, em 2021. Em ambos os naipes, o número de equipes subiu de 20 para 24.
Sub-21
Na categoria superior, o evento feminino será sediado no México, de 17 a 26 de agosto. Assim como aconteceu no sub-19, a FIVB alterou o torneio para ficar equiparado ao masculino: subiu de sub-20 para sub-21.
Nos dois naipes, os Mundiais começaram em 1977, no Brasil, e era de quatro em quatro anos. Desde 1985, porém, virou bienal. Entre as mulheres, o Brasil é o maior campeão, com seis títulos, mas a Itália é a atual campeã. No masculino, os italianos também venceram a última, mas os maiores vencedores são os russos, com dez taças, contra quatro do Brasil, o segundo.
Tags: Campeonato Mundial Sub-19Campeonato Mundial Sub-21

Últimas notícias