A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, nesta terça-feira, a retirada do Campeonato Mundial masculino da Rússia, em decorrência da invasão do país à vizinha Ucrânia, na última quinta-feira.
O Mundial está previsto para acontecer entre agosto e setembro. A entidade espera anunciar, em breve, a(s) nova(s) sede(s) da competição. Ela deixa claro no comunicado que pode ser um ou mais países organizadores. Vale lembrar que o Mundial feminino será definido entre dois países: Polônia e Holanda.
A informação do cancelamento do Mundial foi inicialmente publicada pelo site Volleyball.it na segunda-feira.
“Depois da invasão militar da Rússia à Ucrânia, a FIVB permanece seriamente preocupada com a escalada da situação e com a preocupação do povo ucraniano. O Conselho de Administração concluiu que seria impossível se preparar e organizar o Campeonato Mundial masculino na Rússia por conta da guerra na Ucrânia. Assim decidiu retirar da Rússia a organização da competição marcada para acontecer em agosto e setembro de 2022. A Federação de Vôlei Russa e o Comitê Organizador foram informados. A FIVB vai procurar uma alternativa para receber a competição para que times, atletas, árbitros e fãs tenham segurança e orgulho de participar em paz deste festival esportivo”, diz o comunicado da Federação.