A Rússia não aparece na lista de participantes dos Pré-Olímpicos de vôlei, divulgada nesta quarta-feira (8/3) pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
A permanência da exclusão russa já era esperada, mesmo com a pressão do país para ter a suspensão de competições internacionais revogada. A Rússia está proibida de participar de eventos esportivos desde março do ano passado, data do início da guerra com a Ucrânia.
Pelos rankings da FIVB, a Rússia teria direito de disputar as vagas masculina e feminina em Paris. Entre os homens, os russos ocupam o quinto lugar, logo atrás do Brasil. Entre as mulheres, as russas caíram para a oitava colocação após a ausência em 2022.
Neste ano, a pressão da Rússia para ser liberada para a Olimpíada de Paris fez com que vários países ameaçassem boicotar os Jogos. A Polônia, vizinha de ucranianos e russos, foi um deles.
Confira a lista de participantes do Pré-Olímpico:
Masculino
Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Cuba, Egito, Eslôvenia, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Irã, Itália, Japão, México, Polônia, Qatar, República Tcheca, Sérvia, Tunísia, Turquia e Ucrânia.
Feminino
Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Eslôvenia, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Porto Rico, República Dominicana, República Tcheca, Sérvia, Tailândia, Turquia, Ucrânia.
Também nesta quarta-feira, a FIVB anunciou as sedes dos Pré-Olímpicos. O Brasil organizará um deles.