A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, na tarde deste sábado, a retirada das etapas da Liga das Nações marcadas para acontecer na Rússia.
Segundo a nota oficial da entidade, a decisão é uma “resposta para a preocupante situação na Ucrânia”. A Rússia receberia uma etapa masculina da VNL em Ufa e outra feminina em Kemerovo, nos meses de junho e julho. A FIVB não anunciou quais países herdarão as etapas. No site oficial, os nomes da cidades russas seguem aparecendo na tabela oficial.
A Seleção Brasileira masculina jogaria na Rússia de acordo com o calendário inicial da Liga das Nações.
Na mesma nota oficial, a entidade diz que continua acompanhando de perto a situação envolvendo Rússia e Ucrânia e voltará a discutir a realização de outros eventos na Rússia, como o Campeonato Mundial masculino de vôlei.
Durante a semana, em posicionamento divulgado pela agência de notícias Reuters, a Federação Internacional havia dito que estava mantida a realização do Mundial no território russo, gerando muita repercussão negativa entre times, atletas e treinadores.
Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional, sediado em Lausanne, na Suíça, assim como a FIVB, sugeriu que todas as entidades esportivas retirem competições da Rússia, como resposta à invasão militar iniciada nesta semana.