O Fluminense deu um salto significativo na tabela da Superliga Feminina de Vôlei 2024/25 depois de vencer o rival Sesc RJ Flamengo por 3 sets a 0 – parciais de 25-22, 25-20, 25-21 -, na noite desta sexta-feira (31/01), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, na abertura da quinta rodada do returno da competição. O tricolor saiu da sexta para a quarta colocação, com 33 pontos e coloca pressão não só no rubro-negro carioca, que saiu do G4, mas também no Osasco, que caiu para a sexta colocação. Confira abaixo a classificação completa.
O Sesc RJ Flamengo ainda não venceu o Fluminense nesta temporada. O tricolor venceu os dois jogos do Campeonato Carioca (fase classificatória e final) e os jogos do turno e do returno da Superliga 2024/25.
A oposta Edinara, do Sesc RJ Flamengo, foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos (14 de ataque, 1 de saque e 3 de bloqueio). Lorena terminou a partida com 9 pontos, Helena 5, Mikaela 7 e Juju 5, Karina 6. O Fluminense teve uma distribuição mais equilibrada. A ponteira Amanda fez 17 pontos e garantiu o troféu Viva Vôlei. Ariane contribuiu com 14 acertos, Vanessa Janke 7, Lays 5 e Lara 6.
Bernardinho precisou poupar a ponteira Michelle por problemas físicos e escalou a dupla Karina-Helena na ponta. O técnico do Fluminense, Guilherme Schmitz, começou o jogo com a dominicana Massiel Matos em quadra, mas ainda no primeiro tempo optou por Vanessa Janke para dar mais equilíbrio ao fundo de quadra.
O Sesc RJ Flamengo teve dois set points na primeira parcial, mas não conseguiu fechar. Amanda foi para o saque e o tricolor virou e comemorou muito a vitória por 26 a 24. No segundo set, o Tricolor carioca entrou em quadra com moral e fez logo 10 a 5. Bernadinho sacou Karina e colocou a jovem Mikaela, de apenas 18 anos, na partida. O rubro-negro empatou em 10 a 10 numa ótima passagem de saque da Brie. Mas o Fluminense, melhor na virada de bola e menos dependente de uma só jogadora – como o Sesc Flamengo, que contava com a eficiência apenas da Edinara – abriu nova vantagem em 14 a 11 e sustentou a vantagem até o final.
Perdendo por 2 a 0 diante da sua torcida, o Sesc RJ Flamengo foi para o tudo ou nada na terceira parcial e fez 4 a 0 rapidamente, com o bloqueio crescendo para cima das atacantes de extremidade do Flu. Mas, novamente, não conseguiu sustentar. O Tricolor empatou em 4 a 4 e tomou a dianteira do placar em 7 a 6. Mais agressivo nas finalizações e errando menos, o Flu seguiu imprimindo o ritmo da partida. Fez 14 a 10, obrigando Bernardinho a queimar o segundo tempo da parcial. Mas, o tricolor não diminuiu a marcha, aumentou a diferença e o técnico rubro-negro trocou Brie por Rose, buscando, à aquela altura da partida, um milagre com a mudança da distribuição. O time melhorou, mas não dava tempo para uma reação. Com personalidade, o Fluminense fechou o set em 25 a 21 e o jogo em 3 a 0.
SESC RJ FLAMENGO: Brie O´Reilly, Edinara, Juju Gandra, Lorena, Karina, Helena e Laís (líbero). Entraram: Mikaela, Camila Mesquita e Rose. Técnico: Bernardinho
FLUMINENSE: Pri Heldes, Ariane, Lays, Lara, Amanda, Massiel Matos e Marcelle (líbero). Entraram: Vanessa Janke, Bruninha e Lana. Técnico: Guilherme Schmitz
Confira abaixo a classificação atualizada da Superliga Feminina e a tabela completa no site oficial:
1 – Sesi Bauru 36 pontos (15 jogos)
2 – Dentil Praia Clube 35 (15 jogos)
3 – Gerdau Minas 33 (15 jogos)
4 – Fluminense 33 (16 jogos)
5 – Sesc RJ Flamengo 33 (16 jogos)
6 – Osasco São Cristóvão Saúde 32 (15 jogos)
7 – Batavo Mackenzie 18 (15 jogos)
8 – Unilife Maringá 15 (15 jogos)
9 – Flor de Ypê Paulistano Barueri 13 (15 jogos)
9 – Brasília 13 (15 jogos)
11 – Pinheiros 11 (15 jogos)
12 – Abel Moda 1 (15 jogos)