A pouco mais de um mês do início da temporada 2021/2022, o Fluminense começou nesta segunda-feira a reta final de sua preparação física, comandada por Rafael Jesus. Na décima semana de treinamento, a equipe tricolor dá início a terceira fase da preparação, voltada para o trabalho de potência com movimentos próximos daqueles realizados na quadra.
A planilha com o planejamento para a temporada ficou pronta antes mesmo da apresentação das atletas, no dia primeiro de julho. Nela, o preparador físico tricolor definiu todos os ciclos de treinamento até o início das competições, na segunda metade de outubro. O principal compromisso do Fluminense será a Superliga.
Na primeira semana, o elenco passou por testes físicos e exames ortopédicos, funcionais e antropométricos. As cinco semanas seguintes foram dedicadas aos trabalhos de resistência anaeróbia, realizados na praia, e muscular, na academia do clube. A partir da sexta semana, o foco foi no aumento de força das atletas, sempre em conjunto com o trabalho técnico liderado por Guilherme Schmitz.
– No terceiro mesociclo de treinamento, que começa agora e terá uma duração de sete a oito semanas, diminuímos o trabalho de força para dar uma ênfase maior aos treinos técnicos. Começamos a trabalhar a potência das atletas entrando na especificidade dos gestos esportivos. Nesta fase, usamos de 60 a 70% da carga máxima, aumentando a velocidade da execução do exercício – explicou Rafael.
Para colocar em prática todo esse planejamento, o preparador físico contou com alguns reforços. A sala de força do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense ganhou novos equipamentos. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de treinamento de todas as modalidades olímpicas do clube.
– Hoje, a preparação física trabalha não apenas um músculo, mas um grupamento muscular. Saímos daqueles movimentos fixos que tínhamos em aparelhos e passamos a trabalhar de uma forma mais global. A sala que temos hoje é 100% funcional. Tudo que adquirimos foi muito bem pensado e meus pedidos foram prontamente atendidos. O espaço é ideal e atende a tudo o que precisamos. Desde as primeiras semanas começamos a preparar a sala vislumbrando que aqui seria nosso espaço para o trabalho funcional – disse Rafael Jesus.
No próximo dia 15, o elenco passará por uma reavaliação física, nove semanas após a primeira, realizada na Escola de Educação Física do Exército. Mas antes mesmo dos resultados saírem, as atletas tricolores já receberam elogios.
– A resposta do time está sendo muito positiva, haja vista o que estão fazendo em quadra, no treino técnico. As atletas já estão saltando, atacando. Na oitava semana fizemos nove sessões de treinamento pela primeira vez, juntando manhã e tarde, e elas se saíram muito bem. Estamos em uma crescente animadora – finalizou o preparador físico.