Com uma grande atuação no saque, o Fluminense se recuperou na Superliga Bet7k feminina e encerrou uma sequência de 11 jogos de invencibilidade do atual campeão Dentil/Praia Clube. Neste sábado (9), a equipe do técnico Guilherme Schmitz levou a melhor no tie-break, com parciais de 28-26, 19-25, 25-20, 15-25 e 15-10.
Terceiro colocado na classificação, agora com 42 pontos, o Praia vinha de 11 vitórias seguidas, sendo oito na Superliga e três na Copa Brasil, incluindo a final. Por outro lado, o Fluminense, que chegou aos 27 e permanece em sexto lugar, voltou a vencer depois de três resultados negativos.
A oposta Ariane, que anotou 25 pontos, acabou premiada com o Troféu VivaVôlei de melhor em quadra. A ponteira sérvia Uzelac, maior pontuadora da noite, com 30 acertos, foi outra bola de segurança da levantadora Pri Heldes, que fez uma distribuição acertada.
As equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (13). O Praia enfrenta o líder Sesc RJ Flamengo, às 21h, em Uberlândia, e o Fluminense encara o Bluvôlei, às 18h30, em Blumenau.
Com o apoio de sua torcida, o Fluminense começou bem, apesar dos erros em excesso. O Praia Clube, que precisou substituir a levantadora Claudinha por Naiane ainda no início do primeiro set, devido a dores no pé esquerdo, teve um grande início de Monique. Mas o Flu voltou a pontuar e reduziu a diferença. As equipes trocaram bolas até o fim, e as donas da casa largaram na frente, com um ace de Uzelac.
O Praia Clube fez um segundo set bem mais consistente do que o anterior, com uma marcação forte no bloqueio. Com isso, impôs sérios problemas para Uzelac e as demais atacantes do Tricolor, que abusaram dos erros. Além disso, destaque especial para Adenízia. A campeã olímpica em Londres incendiou as companheiras com sua boa performance na rede, e as visitantes selaram o empate, após um erro de ataque de Paula Mohr.
O Fluminense voltou melhor no terceiro set e construiu uma boa vantagem, inicialmente com aces de Uzelac e Paracatu. O Praia, sem confiança na recepção, deixou o ritmo cair. Paulo Coco recorreu ao banco de reservas em busca de uma nova energia, e Pri Souza e Lorena foram para a quadra nos lugares de Kuznetsova e Milka. No entanto, Ariane e Uzelac comandaram a equipe carioca. Foi a sérvia a responsável por anotar o último ponto da parcial.
O time de Uberlândia voltou com outra proposta. A manutenção de Lorena entre as titulares do Praia Clube se mostrou uma decisão acertada de Paulo Coco. A central foi o nome do quarto set, com ataques efetivos e bloqueios agressivos. A recuperação de Kuznetsova e o bom trabalho defensivo também contribuíram para a vitória tranquila do atual campeão.
O tie-break, que atravessou a meia-noite, foi de arrepiar. O Praia largou na frente, mas Uzelac, mais uma vez no saque, deixou tudo igual. As equipes deram show na defesa. Ariane decretou a virada do Flu para 8-7 com um ace. O time mineiro retomou a liderança, mas Pietra marcou outro ace para fazer 10-9. Com isso, a sérvia e sua companheiras foram no embalo. E um bloqueio de Elina Rodriguez em Kuznetsova encerrou a partida.
Veja a classificação atualizada da Superliga Bet7k Feminina 2023/2024:
1 – Sesc RJ Flamengo: 52 pontos (19 jogos)
2 – Osasco/São Cristóvão Saúde: 46 (19)
3 – Dentil/Praia Clube: 42 (19)
4 – Gerdau/Minas: 41 (19)
5 – Sesi Bauru 31 (19)
6 – Fluminense: 27 (19)
7 – Unilife Maringá: 24 (19)
8 – Barueri 23 (19)
9 – Bluvôlei 19 (19)
10 – Brasília: 19 (19)
11 – Pinheiros: 18 (19)
12 – São Caetano: 0 (19)
Veja os próximos jogos abaixo
11/3 (segunda-feira): 21h – Brasília x Sesi Bauru (Sportv2, Volleyball World e Canal Vôlei Brasil)
12/3 (terça-feira): 18h30 – São Caetano x Barueri (Sportv2, Volleyball World)
12/3 (terça-feira): 19h30 – Unilife Maringá x Pinheiros (Canal Vôlei Brasil)
12/3 (terça-feira): 21h – Gerdau Minas x Osasco/São Cristóvão Saúde (Sportv2, Volleyball World e Canal Vôlei Brasil)
13/3 (quarta-feira): 18h30 – Bluvôlei x Fluminense (Sportv2, Volleyball World)
13/3 (quarta-feira): 21h – Dentil/Praia Clube x Sesc RJ Flamengo (Sportv2, Volleyball World)