O técnico Laurent Tillie definiu os 12 jogadores da França para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os cortes foram feitos após a derrota para a Itália, nesta quinta-feira, pela 12ª rodada da Liga das Nações, na bolha de Rimini.
Após a saída durante a semana de Julien Lyneel, que resolveu pedir dispensa e retornar ao país-natal, restavam poucas dúvidas na cabeça do treinador. Uma era nas pontas e ele resolveu deixar Thibault Rossard fora. Os demais cortes foram de atletas mais jovens: Mousse Gueye, Benjamin Diez, Théo Faure e Léo Meyer. E o treinador admitiu ter sido uma escolha difícil:
– Nesta posição (ponta), temos muitos jogadores talentosos. A escolha foi difícil, porque Thibault já está há muito tempo no grupo, saiu de uma temporada muito boa na Itália (em Vibo Valentia) . Infelizmente ele teve um problema físico no final, estava voltando bem, mas foi um pouco curto e tivemos de escolher o grupo – disse Laurent Tillie.
– É sempre complicado decidir, porque, como disse aos jogadores ontem à noite, existe envolvimento, tempo que passamos juntos, alegrias, frustrações, emoções, sabemos que todos dão tudo de si, por isso é difícil fazer escolhas que podem parecer injustas e incompreensíveis. Mas você deve fazer com toda a honestidade e para o bem do grupo – completou.
Os 12 selecionados terminarão as três últimas rodadas e, caso a França avance, jogarão a fase final. Tillie ainda manterá Mousse Gueye e Benjamin Diez no grupo, enquanto Thibault Rossard, Léo Meyer e Théo Faure foram liberados e voltam para a França nesta sexta-feira.
A preparação olímpica da França prevê viagem no dia 4 de julho para Okinawa, onde completará sua preparação, inclusive com um amistoso contra o Irã. O time seguirá para Tóquio no dia 19, com estreia marcado para o 24 de julho, contra os Estados Unidos. Após a Olimpíada, Bernardinho assumirá o comando francês.
Confira a lista completa da França:
Levantadores: Toniutti e Brizard
Opostos: Patry e Boyer
Pontas: Kevin Tillie, Ngapeth, Clevenot e Louati
Centrais: Le Goff, Chinenyeze e Bultor
Líbero: Grebennikov