Depois de ser eleito MVP da fase de grupos da Champions League de vôlei, o nome de Abouba aparece agora para os prêmios de MVP e melhor oposto do Campeonato Francês 22/23. A escolha será feita por jornalistas e a divulgação dos vencedores da primeira edição do Troféu LNV acontecerá no próximo dia 7 de abril. O Tours, com 55 pontos, segue na liderança da competição e enfrentará neste sábado, dia 18, na casa do adversário, o vice-líder Nantes, 53 pontos, na penúltima rodada da fase classificatória na França.
– Estou muito feliz, ter voltado tão bem depois de uma temporada sem atuar, e na seguinte voltar a jogar em alto nível. Todo o esforço valeu muita a pena – afirmou Abouba. Seus adversários a MVP são o também oposto brasileiro Chizoba, e o levantador francês Anatole Chaboissant, ambos do Nantes; e o ponteiro alemão Moritz Reichert, do Tourcoing.
– Mesmo fazendo uma boa temporada, sei que tenho muito o que melhorar e estamos treinando para chegar cada vez melhor nessa fase importante dos playoffs – afirmou o oposto que nessa posição tem como concorrentes ao prêmio da temporada o norte-americano Kyle Russell, do Arago; e o francês Theo Faure, do Montpellier, além de Chizoba.
Mais três brasileiros do Tours também concorrem ao Troféu LNV: Marcelo Fronckowiak (técnico), Aracaju (central) e João Rafael (ponteiro).
Apesar da liderança na classificação do campeonato francês, o Tours viu a diferença diminuir para o Nantes após as derrotas nas duas últimas rodadas para o Plessis-Robinson e Toulouse, ambas por 3 sets a 2.
– Tivemos uma queda de rendimento nessa reta final de fase regular. O campeonato é bastante equilibrado e se não entrarmos jogando no nosso nível, iremos sofrer todo jogo como foi nessas duas ultimas partidas. Temos ciência disso e estamos trabalhando forte para voltarmos ao nosso nível – concluiu Abouba.
As quartas de final do campeonato começarão no dia 8 de abril. Antes disso, o Tours buscará o seu primeiro título na temporada: o da Copa da França. A decisão acontecerá no dia 2 de abril, contra o Nice.