A França teve mais motivos para festejar o verão europeu perfeito de sua seleção masculina de voleibol, com as conquistas da VNL e dos Jogos de Paris. Cinco jogadores foram escolhidos para a seleção da Olimpíada de 2024.
Earvin Ngapeth ganhou duplamente: foi MVP, o melhor jogador do torneio, e um dos ponteiros do time ideal. Ao lado dele, o companheiro Trévor Clevenot, para muitos, o outro candidato para ganhar como destaque dos Jogos.
Da França ainda mais três eleitos: o levantador Antoine Brizard,o oposto Jean Patry e o líbero Jenia Grebennikov. Entre os “intrusos”, os dois centrais: Jakub Kochanowski, medalhista de prata com a Polônia, e Taylor Averill, terceiro colocado com os Estados Unidos.
Na entrevista depois do triunfo sobre os poloneses na final, Ngapeth, que foi eleito o MVP dos Jogos de 2021, em Tóquio, comentou sobre o quão perfeita foi campanha do bicampeonato em casa:
– Um momento muito especial, complicado para encontrar as palavras certas. Eu diria que nunca viveremos algo assim de novo. A torcida nos carregou durante os Jogos de Paris – disse o ponteiro, que ainda elogiou o elenco.
– Nosso grupo é uma família, vivemos como uma família, nos preparamos como uma família. Estar juntos é um prazer. Para alguns times, quatro meses de preparação pode ser muito duro, mas nosso time gosta disso.