A seleção feminina da França está nas oitavas de final do Campeonato Mundial de vôlei. De virada, nesta terça-feira (26/8), a equipe dirigida por Cesar Hernandez venceu a Grécia por 3 sets a 1, parciais de 17-25, 25-21, 28-26 e 25-17, no confronto direto pela vaga no grupo do Brasil.
Agora a França, que deu muito trabalho para as brasileiras na segunda rodada, espera por China ou República Dominicana na próxima fase da competição, na Tailândia.
O confronto europeu pela vaga foi tenso, com muitos altos e baixos e com a categoria de Helena Cazaute fazendo a diferença.
A ponteira assumiu a responsabilidade de conduzir a virada francesa. Foram 25 pontos marcados por Cazaute: 19 no ataque, com 52% de aproveitamento, cinco no bloqueio e mais um no saque.
Dá pra dizer que a França também contou com uma forcinha grega. Na equilibrada terceira parcial, com ambos os times desperdiçando sets points, o ponto decisivo aconteceu em um erro da levantadora Lamprini Konstantinidou. Um banho de água fria para quem teve 24-22 e não conseguiu fechar.
Iman Ndiaye, importante na construção da virada no terceiro set, pontuando no ataque para fazer 23-24 e depois no bloqueio para o empate em 24, colaborou com mais 19 pontos. Pelo lado grego, a também oposta Martha Anthouli anotou 21 pontos.