A França, com um time B, se recuperou na Liga das Nações (VNL) masculina. Nesta sexta-feira (24/5), a atual campeã olímpica bateu os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 25-21 e 25-21, em Antalya, na Turquia. Com isso, os europeus chegaram a seis pontos na tabela de classigicação e ocupam o quarto lugar geral. Os americanos amargam a lanterna, sem pontuar.
Em uma partida em que os dois lados já entraram classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, tanto Andrea Giani quanto Andy Read pouparam seus titulares e mandaram para a quadra formações alternativas.
A França começou a partida com Toniutti, Tillie, Bultor, Louati, Faure, Seddik e o líbero Diez. E, com eles, foi até o fim. Brizard, Ngapeth e Patry tiveram participações rápidas no decorrer do jogo. Louati foi quem mais pontuou no total, com 13 acertos, marcando em todos os fundamentos: 10 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. O mesmo número alcançou Ewert, do lado americano, todos em ataques.
Embora os Estados Unidos, que jogaram praticamente com um time C, tenham apertado a disputa em vários momentos, a França se mostrou mais efetiva nos finais de sets. No fim das contas, foi um ótimo teste para os treinadores.
O fundamento que mais diferenciou as equipes foi o bloqueio, com 7 a 3 a favor do lado azul. Em ataques, a diferença foi de 41 a 39 para a França. Em saques, os rivais empataram em 2 a 2. E em erros, os europeus cederam 20, contra 25 dos americanos.