A França venceu uma batalha contra a Itália para alcançar a quarta vitória na Liga das Nações (VNL) masculina e acabar com a invencibilidade da Azurra. Com um saque agressivo, o time comandado por Andrea Giani conquistou o resultado suado no tie-break, com parciais de 25-23, 18-25, 25-23, 19-25 e 15-10, em Ottawa, no Canadá.
Os atuais campeões olímpicos subiram para a quinta colocação na classificação, com 11 pontos, e estão uma posição atrás dos italianos, atuais campeões mundiais, que somam 12. Com a classificação bem encaminhada para os Jogos de Paris, os italianos caíram uma posição no “ranking olímpico“, já que perderam 7,4 pontos e acabaram ultrapassados pelos Estados Unidos. Os franceses, com a vaga olímpica assegurada, permanecem em sétimo na lista.
Clevenot, do lado francês, e Michieletto, pelo time italiano, dividiram o posto de maiores pontuadores do confronto, com 19 acertos. Louati marcou 14 para os atuais campeões olímpicos. Lavia derrubou a bola na quadra adversária 16 vezes pela Azzurra.
Em quase todos os sets, a França viu a Itália liderar o placar e buscou a reação. Os comandados de Ferdinando De Giorgi jogaram de forma agressiva e “venceram” a partida nos números de ataque: 63 a 54. Mas a França, que marcou cinco aces contra dois do oponente no jogo, se valeu de uma exibição imponente no tie-break, quando abriu cinco pontos de vantagem e abriu o terreno para fechar a disputa.