X

França: um pedacinho do Brasil no vôlei europeu

Confira um panorama da Liga Francesa masculina, repleta de brasileiros em alta. País tem vários destaques no vôlei da França
Autor:

Compartilhe:

Nas últimas temporadas, a França vem se tornando, cada vez mais, a casa de muitos brasileiros. Buscando um mercado emergente, técnicos e atletas têm se destacado nas competições do vôlei francês. Atrás de Itália, Polônia e Rússia, a Liga local já está consolidada entre as cinco mais importantes do continente, ainda mais depois do recente ouro olímpico, título inédito para o esporte do país.

Nesse cenário, muitos brasileiros atravessam o oceano e conseguem se destacar. A prova disso é que entre os cinco principais pontuadores da Liga Francesa masculina, quatro deles são brasileiros:

1 – Chizoba (318 pontos)
2 – Gabriel Cândido (302)
3 – Daniel Cagliari (264)
4 – Abouba (257)
5 – Hermans Egleskalns (256)

Na liderança do torneio, mais brazucas. Guiado por Marcelo Fronckowiak, o Tours terminou 2022 e abriu o ano novo no topo da tabela. Com apenas duas derrotas em 14 rodadas, a equipe tem em Abouba seu principal jogador na temporada. Os ponteiros brasileiros João Rafael e Ademar  constantemente são usados por Fronckowiak. João Rafael ainda aparece como quarto melhor passador do torneio (60% de recepções positivas). Fechando o elenco brasileiro do Tours, o central Leandro Aracaju também tem sido peça importante na campanha.

Na vice-liderança, aparece o Chaumont, time de Thales. O líbero aparece como 6° colocado no ranking de recepções positivas (60%). A campanha do Chaumont conta com 10 vitórias e quatro derrotas.

Nas duas colocações seguintes, as principais surpresas do campeonato. O Nantes (3°) vem se destacando. A equipe tem apenas três derrotas e muito disso se deve ao grande momento vivido pelo oposto Chizoba, maior pontuador da competição. Além disso, ele tem a melhor média de pontos por set (6) e um aproveitamento de 53% nas mais de 500 bolas que já recebeu. Chizoba ainda figura como quarto maior sacador, com 20 aces. O elenco brasileiro da equipe é fechado com o central Petrus, eleito MVP do último jogo do time.

Já o Saint-Nazaire (4°), comandado pelo técnico brasileiro Rubinho, possivelmente é a grande surpresa do torneio, por ser uma equipe recém-promovida à elite do vôlei nacional. Além de Rubinho, o ponteiro Hugo Hamacher defende o clube.

Um pouco mais abaixo na classificação, o Toulouse (9°) está na briga pela classificação aos playoffs, lembrando que apenas os oito melhores avançam de fase. O oposto Daniel Cagliari, além de ser destaque no ataque, também é o terceiro jogador com maior aces (21). Ao lado do canhoto estão lá o ponteiro Thierry e o experiente central Luizinho. Além dos citados, existem mais atletas brasileiros em atividade na França. Para saber mais, o leitor do Web Vôlei pode prestigiar ao “Brazucas pelo Mundo” no nosso canal do YouTube.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Tags: França

Últimas notícias