A França deu um passo gigantesco para se classificar para as quartas de final da Liga das Nações masculina de vôlei (VNL). Nesta sexta-feira (7/7), em Anaheim, nos Estados Unidos, vitória no confronto direto diante da Sérvia por 3 sets a 1, de virada, parciais de 20-25, 25-23, 25-20 e 28-26.
O resultado deixa os franceses em nono lugar, ultrapassando os sérvios. Com cinco vitórias, a França empata ainda com a Holanda, perdendo no primeiro critério de desempate, os pontos: 17 a 15. A “vantagem” dos atuais campeões olímpicos é ter ainda mais dois jogos pela frente, enquanto os holandeses jogarão apenas uma vez.
Os próximos compromissos da França serão contra Estados Unidos e Alemanha. Caso vença os dois, o time dirigido por Andrea Giani avançará sem precisar fazer contas. Se ganhar apenas um deles, a equipe francesa terá de secar a Holanda diante da Eslovênia e a Sérvia diante da Bulgária.
Para virar o jogo de hoje, o time francês precisou mexer em sua escalação após perder o primeiro set e sair atrás do segundo. Louati entrou no lugar de Carle, enquanto Le Goff deu lugar a Bultor. O oposto Patry e o ponteiro Clevenot foram os maiores pontuadores da França com 18 e 17 pontos, respectivamente.
A Sérvia reclamou muito da arbitragem na reta final do segundo set, quando uma ação ofensiva de Chinenyeze foi considerada condução pelo time. Jogadores e integrantes da comissão técnica chegaram a bater boca à beira da quadra. Na reta final da quarta parcial, os erros pesaram e os sérvios acabaram derrotados. O oposto Luburic somou 17 pontos, seguido pelo ponteiro Ivovic, com 12.