O Campeonato Francês masculino de vôlei vai entrando em momento de definição, com briga por playoffs e contra o rebaixamento. Na rodada encerrada nesta segunda-feira, resultados importantes.
O Tours conheceu sua segunda derrota na liga, no confronto contra o principal perseguidor, o Montpellier. Jogando fora de casa, a equipe de Marcelo Fronckowiak foi superada no tie-break, com parciais de 18-25, 25-19, 25-21, 23-25 e 15-9.
O oposto Geraldo Goiano, brasileiro naturalizado catari, foi o maior pontuador da partida com 20 acertos: 19 de ataques (56% de aproveitamento) e mais um de bloqueio. O central Aracaju converteu cinco das sete bolas que recebeu e pontuou mais duas vezes no bloqueio. Mesmo com o revés, o Tours segue na liderança: em 18 jogos a equipe somou 47 pontos e saiu derrotada em apenas duas oportunidades.
O Montpellier teve como principal pontuador, o ponteiro, ex-Minas, Nicolas Lazo: 19 pontos na conta do argentino que foi eleito o MVP da partida. O também argentino Ezequiel Palacios e o oposto francês Theo Faure contribuíram com 15 acertos cada. Com este triunfo, o Montpellier se estabelece na segunda posição com 43 pontos, mas com dois jogos a mais do que o líder.
No outro jogo do domingo, outro tie-break. O Narbonne recebeu o Tourcoing. Guiados pelo brasileiro Vaccari, os visitantes saíram com a vitória, parciais de 25-20, 23-25, 25-17, 22-25 e 15-12. O ponteiro brasileiro foi o maior pontuador de sua equipe, dirigida pelo franco-brasileiro Maurício Paes: 20 pontos (15 em ataques, com 60% de aproveitamento, quatro de bloqueio e mais um de saque). O oposto/central Gabriel Bertolini contribuiu com dois de ataque enquanto o ponteiro Rammé esteve presente só no quarto set e não pontuou. Os brasileiros do Narbonne, não tiveram atuações tão destacadas: o oposto Rafael Araújo colaborou com apenas oito pontos de ataque. Já o ponteiro Allan Verissimo iniciou apenas o quarto e quinto sets como titular, mas foi efetivo, virando cinco das oito bolas que recebeu e ainda com outros dois aces, somou sete.
Mesmo com a derrota, o MVP do confronto foi o francês Remi Bassereau que anotou 22 pontos. Com a derrota o Narbonne caiu para a quarta posição, com 41 pontos em 21 jogos. Com o triunfo o Tourcoing entrou na zona de classificação, em sétimo lugar, com 28 pontos em 20 partidas.
Nesta segunda-feira, outro embate brasileiro na França. O Nantes, dos brasileiros, Davy, Michel e Petrus, foi derrotado pelo Poitiers, clube do levantador Carísio e do oposto Chizoba. Vindo de cinco derrotas seguidas, o Poitiers se recuperou com triunfo por 3 a 0 (25-22, 25-21 e 25-19), chegando aos 15 pontos em 19 jogos, ainda na penúltima colocação. Chizoba foi o maior pontuador de sua equipe, 17 pontos, sendo 14 em ataques (47% de aproveitamento), dois em bloqueios e mais um ace. O levantador Carísio colaborou com três, dois aces e um ataque. O troféu de melhor da partida ficou para o espanhol Sérgio Noda.
No Nantes, o oposto Davy foi quem mais contribuiu: 18 pontos. Os centrais Michel e Pétrus anotaram oito e quatro pontos, respectivamente. Fora da zona de classificação, o Nantes agora é o nono colocado com 24 pontos em 20 jogos.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei