O oposto Gabi Garcia, principal nome do vôlei de Porto Rico, deseja passar a defender os Estados Unidos. O desejo foi revelado pela Federação Portorriquenha, nesta quarta-feira.
A entidade divulgou uma nota oficial, após receber o pedido do jovem atleta do Civitanova, da Itália. A Federação diz não aceitar a solicitação, contando com a presença de Gabi Garcia nas competições de 2022, como o Campeonato Mundial.
Veja o comunicado da federação local:
“Na última sexta-feira, 4 de março, uma comunicação por email de Gabriel “Gabi” Garcia Fernandez. Ele nos notificou de que tomou a decisão de jogar pela seleção dos Estados Unidos. Nos informou também que se propõe a iniciar a mudança para a Federação Americana nos próximos dias. Hoje, falamos com ele para conhecer as razões. Com uma conversa franca, nós o notificados formalmente que a Federação de Porto Rico não aceitará a mudança. Já avisamos Jamie Davis, CEO da Federação Americana, e o Comitê Olímpico de Porto Rico”, diz a nota oficial.
A federação portorriquenha segue a nota, dizendo não haver dúvida de que Gabi Garcia, 23 anos, é o maior expoente do vôlei masculino do país tanto localmente quanto no exterior. Cita as convocações dele desde 2015 para as divisões de base e exalta a classificação para o Mundial de 2022, após conquista do torneio da Norceca no ano passado.
No fim da nota, a federação lamenta a situação e afirma que Gabi Garcia deverá seguir representando Porto Rico nas competições em que for convocado.