A classificação dos Estados Unidos para as quartas de final do Campeonato Mundial masculino de vôlei, nesta segunda-feira (22/9), teve uma atuação histórica do oposto Gabi Garcia no saque.
O jogador de 26 anos fez sete aces na vitória por 3 sets a 1 sobre a Eslovênia. A performance fez com que Gabi Garcia assumisse a liderança isolada no ranking de pontos de saque no Mundial, com 15.
Até então foram quatro aces contra a Colômbia, outros dois contra Portugal e mais dois contra Cuba. Gabi Garcia entrou em quadra hoje na sexta posição entre os maiores sacadores e deixou para trás o turco Mandiraci (13), o holandês Ahyi (19), o canadense McCarthy (9), o iraniano Poriya (9) e o turco Bedirhan (9)
A atuação americana no saque foi acima da média, com 12 aces, uma média de três por set. Além dos sete pontos de Gabi Garcia, o ponteiro Ethan Champlin anotou mais três, seguido pelo central Jeffrey Jendryk e pelo levantador Micah Christenson, com um cada.
– Nosso saque foi bom o tempo todo, especialmente Gabi e Ethan Champlin. Micah Ma’a entrou e acertou alguns ótimos saques também – disse o técnico Karch Kiraly. – Todo mundo está fazendo um bom trabalho no saque. Essa foi a única fase do jogo que claramente vencemos, embora eles (eslovenos) tenham tido algumas boas passagens pelo saque no primeiro set.