Protagonistas de grandes duelos, Gerdau/Minas e Dentil/Praia Clube têm feito do “clássico pão de queijo” o centro das atenções nos últimos anos. Após vencer três finais de Superliga Feminina de forma consecutiva, a equipe de Belo Horizonte foi superada pelo rival na edição 2022/2023. Na última sexta-feira, teve revanche, com a taça da Supercopa nas mãos do time do técnico Nicola Negro, tema da 11ª matéria especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes da principal competição do voleibol brasileiro. E com as estrangeiras comandando.
Elas prometem dar o que falar. O Minas foi ao mercado para fortalecer o elenco e trouxe um novo “cérebro” para comandar as jogadas mineiras: a norte-americana Jenna Gray, que estava no voleibol francês e jogou pelo Cannes. A aposta do treinador é conseguir, com ela, imprimir um padrão de jogo veloz, que lembre os tempos de Macris. Ela terá a companhia da experiente Fran Tomazoni, que defendeu o Unilife Maringá na última temporada.
E não parou por aí. O Minas contratou a ponteira americana Annie Mitchem, que esteve nas últimas três temporadas pelo Kuzeyboru, da Turquia. Mitchem também tem passagens pela Itália, onde defendeu as equipes do Filottrano, Scandicci e Bergamo. O trio de estrangeiras fica completo com a dominicana Yonkaira Peña, eleita segunda melhor ponteira da última edição e em grande fase com a seleção de seu país.
Além disso, o clube optou pelas renovações de jogadoras na temporada 2022/2023, uma base considerada de extrema importância e com passagens nas convocações da Seleção Brasileira. Entre elas, as centrais Thaisa, bicampeã olímpica, que retornou à Seleção; Carol Gattaz, vice-campeã olímpica, que ainda se recupera de uma lesão no joelho sofrida durante o returno da última Superliga; e Julia Kudiess, que foi dispensada da temporada devido a problemas médicos. A líbero Nyeme, a oposta Kisy e a ponteira Pri Daroit, todas de Seleção Brasileira, também renovaram.
Para completar o elenco, o Minas mantém a tradição de revelar jovens talentos para o voleibol brasileiro. Por isso, assegurou a renovação das centrais Rebecca e Giovana Guimarães, da líbero Larissa Ferreira e da ponteira Luiza Vicente, além de promover da base a ponteira Victoria.
Posição na última Superliga: vice-campeão
Reforços contratados: Jenna Gray (levantadora), Fran Tomazoni (levantadora) e Annie Mitchem (ponteira)
Principal baixa: Pri Heldes
Estrangeiras: Yonkaira Peña (República Dominicana), Jenna Gray (Estados Unidos) e Annie Mitchem (Estados Unidos)
Técnico: Nicola Negro (Itália)
Confira as publicações anteriores do Guia do Web Vôlei
- Sesc RJ Flamengo: manutenção da base promete ser diferencial
- Osasco: reforços no exterior para tentar voltar ao topo
- Fluminense, com reforços estrangeiros, busca novo salto
- Sesi Bauru aposta em nova comissão técnica e ataque forte
- Pinheiros, muito reformulado, espera incomodar bastante
- Barueri encara nova temporada de reinvenção após perdas
- Maringá: ousadia no mercado e vocação para surpreender
- Brasília: comando “internacional” e reforços em boa fase
- Bluvôlei: experiência e união para estreia na elite
- São Caetano tenta aproveitar nova chance na Superliga