A França começou a era Andrea Giani com vitória nesta sexta-feira. Jogando na cidade de Poitiers, com cinco mil pessoas no ginásio, os campeões olímpicos derrotaram a Holanda, levando a melhor nos quatro sets disputados: 26-24, 25-20, 25-22 e 25-21).
O técnico italiano assumiu a França após o pedido de demissão de Bernardinho, que abriu mão do ciclo olímpico até Paris para ficar mais perto das filhas, no Rio de Janeiro.
Neste início de trabalho visando a Liga das Nações, Giani conta com 15 jogadores, sendo vários remanescentes de Tóquio, como Ngapeth, Patry, Chinenyeze, Tillie e Brizard. O italiano, porém, tem desfalques de peso, como o líbero Grebennikov.
O italiano comentou a estreia com os Bleus, agradecendo pela presença de Laurent Tillie, ex-treinador da seleção.
– Esta noite foi muito emocionante para mim, com os torcedores, a atmosfera que foi incrível, e foi especial com a presença de Laurent Tillie. É incrível para mim porque somos amigos, nos conhecemos há trinta anos. A partida foi interessante, sabendo que havíamos feito apenas dois treinos juntos. Precisamos trabalhar, é importante para o futuro que nos conheçamos, que os jogadores aprendam meu estilo, minha maneira de trabalhar, meus sistemas de jogo e eu, preciso conhecê-los. Esse grupo tem muito talento e eu realmente gostei dos jovens jogadores esta noite – disse Giani.
Já o astro Earvin Ngapeth, treinado pelo italiano em Modena, também comentou o amistoso.
– Foi legal, estava cheio, com clima. Até nós ficamos surpresos ao ver essa o ginásio lotado, foi uma grande noite. Queríamos muito comemorar nossa medalha olímpica, jogar em casa, havíamos feito isso em Belfort contra a Ucrânia para a preparação do Euro, mas não foi em um grande ginásio. Este jogo marcou o início de mais uma aventura, graças ao nosso título olímpico. É importante começar nosso verão com uma vitória, também para Andrea (Giani). Ele implementará suas características com cuidado. Ele nos disse antes a partida que era a primeira vez na vida que havia 5 mil pessoas para um amistoso, que era porque somos campeões olímpicos, e que tínhamos que assumir esse papel, mas também nos divertir, não deveria ser uma pressão. Fizemos isso bem.
As duas seleções voltarão a se enfrentar neste domingo.