O Vedacit Guarulhos levou a melhor sobre o Itambé Minas, atual vice-campeão da Superliga Masculina de Vôlei, confirmando a má fase do rival na temporada. Jogando em casa, no Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP), a equipe do técnico Guilherme Novaes superou os minastenistas por 3 sets a 1 – parciais de 25-16, 29-27, 25-27, 25-23 -, na noite deste sábado (14/1), pela segunda rodada do returno.
O jogo foi tenso, com encaradas e provocações. O oposto Franco, de Guarulhos, maior pontuador desta Superliga e também da edição passada, foi eleito o melhor em quadra e ficou com o Troféu VivaVôlei. No jogo do turno, em Belo Horizonte, o Minas venceu por 3 a 2. Franco terminou a partida com 26 pontos (24 de ataque e 2 de bloqueio). O destaque do Minas foi o oposto Paulo, que saiu do banco para substituir Leandro Vissotto (com 8 pontos) e terminou a partida com 16.
A fase do Minas não é boa. O time, que chegou a liderar a Superliga nas primeiras rodadas, sofreu um revés de quatro derrotas consecutivas na reta final do turno e tem acumulado más atuações ao longo desta temporada. O técnico Nery Tambeiro começou o jogo com Elian na ponta, mas no segundo set, diante da instabilidade do passe da equipe, entrou com Marcus. Vissotto, irregular, deu lugar ao jovem Paulo no terceiro set.
Guarulhos, ao contrário, mostrou-se uma equipe mais organizada em quadra, eficiente na sua virada de bola e contando com o poder de definição do maior pontuador da Superliga, o oposto Franco.
O primeiro set foi um verdadeiro passeio do Guarulhos sobre os mineiros: 25 a 16. Na segunda parcial, o Minas perdia por uma diferença de cinco pontos, mas conseguiu reagir (16 a 17) com Matheus Pinta, após uma boa sequência de saques. Mas, o bom volume de jogo dos donos da casa fez a diferença e o Minas teve dificuldades para colocar a bola no chão, enquanto Franco não desperdiçou os contra-ataques. O levantador Sandro jogou bastante com os centrais Matheus Alejandro e Babu.
O Vedacit Guarulhos teve dois match points no terceiro set, mas numa defesa incrível de Marcos após ataque de Franco, sem bloqueio, o Minas reagiu e contou com dois bons saques do levantador William para fechar o a parcial em 29 a 27.
Nery começou o quarto set com Kelvi no lugar de Juninho e manteve Marcus na ponta e Paulo na saída. Mas, o passe do Minas não permitia William jogar com o meio como gostaria e os erros de saque nos momentos importantes do set comprometeram a reação. Paulo foi o desafogo nos contra-ataques de um lado e Franco do outro. Guarulhos, ao contrário, passou muito bem e teve uma atuação destacada na defesa. Merecidamente, fechou o quarto set em 25 a 22 e o jogo em 3 a 1.
Com o resultado, o Vedacit Guarulhos subiu para a quinta colocação, com 22 pontos. O Minas, que sofreu a sua quinta derrota na competição, segue em terceiro, com 25. O Sada Cruzeiro lidera, com 31 pontos e o Vôlei Renata é o segundo colocado, com 26. Confira aqui a classificação atualizada da Superliga.
Minas e Guarulhos farão outro duelo importante no próximo dia 25, em Belo Horizonte, pelas quartas de final da Copa Brasil. Quem avançar, disputará a semifinal. A fase final será na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, em fevereiro. Veja aqui a tabela da Copa Brasil Masculina de Vôlei.
A segunda rodada do returno da Superliga segue neste domingo, com dois jogos: Sada Cruzeiro x Araguari, às 19h, em Contagem, em Brasília x Farma Conde São José, às 21h, no Distrito Federal. Veja as transmissões do vôlei na semana.
O Vedacit Guarulhos volta a jogar no próximo sábado, às 19h, contra o Farma Conde São José, em São José dos Campos, com transmissão pelo SporTV. O Minas recebe o Sesi SP, no domingo, às 20h30, em Belo Horizonte, também com transmissão pelo SporTV.