O Vedacit Guarulhos celebra neste em 2025 o terceiro aniversário do “Projeto Flechinhas”, uma iniciativa da Associação Índios Guaru, gestora do time paulista. Mais de 500 crianças e adolescentes lotam a quadra de vôlei do Ginásio da Ponte todas as tardes. Elas aproveitam o contra turno escolar para participar das atividades.
Em janeiro de 2022, Anderson Marsili, presidente do Guarulhos, deu início ao projeto infanto-juvenil, por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de realizar o sonho dos pequenos de se tornarem jogadores profissionais, oferecendo atividades de iniciação esportiva. Atualmente, ele funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30, para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos.
Futuro flecha
Na temporada 2024/2025, o primeiro “flechinha” foi promovido para a equipe principal. Gustavo Daniel, central de 2,04 metros. Ele chegou ao projeto em junho de 2022 e logo chamou a atenção do técnico Nery Tambeiro, que o convidou para integrar a equipe principal. Para Marsili, a cidade de Guarulhos precisava respirar voleibol e mostrar a transformação positiva que o esporte pode proporcionar, principalmente para os jovens.
– O Flechinhas tem o meu propósito de vida. Faz 21 anos que trabalho profissionalmente com o esporte e coloquei o coração nesse projeto. Começou tímido construindo, a sua história aos poucos e hoje são mais de 500, nesse trabalho que conta com o apoio incrível da marca Ultragaz. Com certeza iremos expandir mais ainda. Queremos colocar mais de 1000 crianças dentro de quadra – disse.
A equipe profissional do Guarulhos foi formada em 2018, como parte dos projetos de gestão esportiva do jornalista Anderson Marsili. Em âmbito nacional, o time não demorou a alcançar seus primeiros resultados expressivos. A equipe também conta com um vice no Paulista (2021) e um título no ano retrasado.
O Guarulhos trabalha ainda com times com categorias de base Sub 19 e Sub 21. Na área social, mantém o Projeto Vôlei do Bem com ações beneficentes e educativas com as comunidades em situação de vulnerabilidade nas periferias da cidade de Guarulhos.