O Vedacit Guarulhos sobreviveu na Superliga Bet7k masculina. Com uma atuação sólida nesta quinta-feira (4), o time comandado por Nery Tambeiro devolveu o resultado do primeiro duelo das quartas de final contra o Itambé Minas: 3 sets a 1, com parciais de 25-19, 25-22, 23-25 e 25-19, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, e empatou a série melhor de três. Na próxima terça-feira (9), às 21h, é tudo ou nada na Ponte Grande, em Guarulhos (SP), valendo a classificação para a semifinal.
Apesar do resultado favorável aos paulistas, o jogo ganhou contornos emocionantes. O Itambé Minas cresceu em quadra na terceira parcial, em meio a fortes provocações dos dois lados. Maior pontuador da partida, com 21 acertos, o oposto Sanchez carregou o ataque mineiro, mas não conseguiu fazer a diferença sozinho. No Guarulhos, Willian assumiu a responsabilidade de virar a maioria das bolas. Além dos 19 acertos, o ponteiro também comandou o fundo de quadra. O oposto Franco, com 12, e o ponta Matheus Celestino, com 11, apareceram na sequência. O Troféu VivaVôlei ficou com o central Matheus Alejandro, que marcou 10.
O Vedacit Guarulhos entrou em quadra com tranquilidade, muito volume de jogo e uma distribuição certeira do levantador Sandro. Com isso, não teve problemas para fechar o primeiro set. Já o Itambé Minas deu sinais de nervosismo, e o técnico Gui Novaes tentou rodar seu jovem elenco, à procura de uma formação que funcionasse: testou o levantador Gustavo Orlando no lugar de Pedro Meijon, o ponteiro Arthur Bento no lugar de Marcus e o oposto Samuel na vaga de Sanchez.
Paulo também foi sacado, na segunda parcial, em uma aposta na dupla Arthur Bento/Marcus. Os donos da casa dificultaram a partida, com Sanchez chamando a torcida, e ficaram próximos de fazer 1 a 1, mas faltou algo a mais, em especial nos momentos de decisão.
O jogo esquentou no terceiro set, depois de dois tocos do central Renan Michelucci, um em Matheus Alejandro e outro em Franco, quando o Itambé Minas liderava o placar pela primeira vez. No primeiro lance, o jogador do time mineiro levou cartão vermelho por provocar o oponente. Em seguida, Celestino também recebeu a punição, após encarar os adversários na comemoração de um ponto. Os ânimos se acalmaram no quarto set. O Guarulhos recuperou o controle das ações e encaminhou a vitória.
Quem avançar na série terá pela frente na semifinal o ganhador do confronto entre Sada Cruzeiro e Vôlei Renata, também empatado em 1 a 1.