O esperado sorteio dos grupos do Campeonato Mundial feminino de vôlei não acontecerá mais na próxima segunda-feira, dia 28/2. Em comunicado publicado em seu site oficial, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) adiou a definição das chaves em “pelo menos uma semana”. E o motivo é a guerra na Ucrânia, após a invasão da Rússia na quinta-feira.
A cerimônia também não acontecerá mais em Varsóvia, na Polônia, como estava previsto. A FIVB decidiu realizar o sorteio de forma virtual em sua sede, na cidade de Lausanne, na Suíça. De acordo com a entidade, as alterações acontecem por conta “da atual situação na Ucrânia”.
O Mundial feminino será disputado em dois países no segundo semestre: Polônia e Holanda. Vale lembrar que a Polônia faz fronteira com a Ucrânia e com a Rússia.
Ainda nesta sexta-feira, em um posicionamento enviado para a Reuters, a FIVB garantiu a manutenção dos planos de organizar o Campeonato Mundial masculino na Rússia. A Federação Polonesa se colocou à disposição para receber a competição antes mesmo de a invasão russa acontecer.