Mais uma baixa importante no Campeonato Europeu feminino de vôlei: a ponteira belga Britt Herbots. Ela sofreu uma lesão muscular abdominal e já foi desligada da delegação, que está em Belgrado, na Sérvia.
Nesta segunda-feira, a Bélgica enfrentará a Itália, ao meio-dia (horário de Brasília), pelas oitavas de final do Europeu, com transmissão para o Brasil pela Fox Sports. E sem a principal jogadora a já difícil tarefa belga fica muito mais complicada.
Segundo a Federação, Herbots precisará de pelo menos três semanas para se recuperar. Ela já vinha atuando com dores no local e teve o problema agravado na partida com a França, na última rodada. Sem a principal estrela em plenas condições físicas, a Bélgica foi surpreendida pelas francesas (3 a 1). A lesão certamente vai atrasar a apresentação da ponteira ao Novara, da Itália.
Maior pontuadora da última Liga das Nações, em Rimini, na Itália, Herborts ocupa o segundo lugar entre as maiores anotadoras do Europeu. Com 116 pontos, ela está atrás apenas da sueca Isabelle Haak, com 131. O top 5 é fechado por Tijana Boskovic, da Sérvia, com 110 acertos, pela italiana Paola Egonu, com 98, e pela russa Arina Fedorovtseva, com 97.
Vale lembrar que a Itália também tem um desfalque certo. A central Sarah Fahr sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho e precisará ser operada. Neste caso, o tempo de recuperação ficará entre seis e oito meses, fazendo com que o Conegliano já comece a procurar no mercado de transferências uma substituta.
Quem também tem problemas para a sequência do Europeu é a Turquia, após o caso de covid de Boz.