A Holanda é a primeira semifinalista do Campeonato Europeu feminino de vôlei. Na tarde desta terça-feira (29/8), vitória nas quartas de final sobre a Bulgária por 3 sets a 0, parciais de 25-11, 25-13 e 25-19, na cidade de Firenze, na Itália.
As holandesas agora esperam por Sérvia ou República Tcheca para a disputa por um lugar na decisão (confira a programação do vôlei na semana), na próxima sexta-feira, em Bruxelas, na Bélgica.
O time dirigido pelo alemão Felix Koslowski foi dominante do início ao fim, tendo um pouco mais de dificuldades apenas no terceiro set. As duas primeiras parciais foram muito parecidas, com a diferença chegando a dez pontos no 16-6. As búlgaras tiveram um aproveitamento muito baixo no ataque (31%), o que ajuda a explicar a pontuação muito aquém do que se espera uma partida de quartas de final de Campeonato Europeu.
Com boa distribuição de Sarah Van Aalen, a pontuação das atacantes foi bem parecida:
– Celeste Plak (oposta): 13, 12 no ataque com 60% de aproveitamento
– Nika Daalderop (ponteira): 16, três deles no bloqueio
– Juliet Lohuis (central): 17, cinco deles no saque e 77% de acerto no ataque
Pela Bulgária, a maior pontuadora foi Radostina Marinova, com dez acertos, a única a chegar aos dois dígitos de pontuação. O resultado já ao menos iguala a participação da Holanda em 2021, quando terminou na quarta posição no último Europeu, perdendo o bronze para a Turquia.
Campeã em 1995, a seleção holandesa soma vices recentes em 2017, 2015 e 2009.