A Holanda está prestes a carimbar o seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris no vôlei feminino. Nesta sexta-feira (14/6), vitória no confronto direto contra o Canadá por 3 sets a 0, parciais de 26-24, 25-16 e 25-23, em Fukuoka (JAP), pela terceira etapa da Liga das Nações (VNL).
O resultado fez as holandesas abrirem mais de 13 pontos de diferença para as canadenses no ranking mundial. As duas seleções disputam a última vaga olímpica.
A confirmação fica para a rodada final desta etapa. Neste sábado, o Canadá enfrenta a França com a obrigação de um resultado positivo por 3 a 0, para depois torcer, no domingo, para uma improvável vitória da Coreia do Sul sobre a Holanda, de preferência em sets diretos. O site oficial da VNL ainda não apresenta a pontuação no ranking para cada resultado.
Na decisão de hoje, o Canadá esteve irreconhecível em grande parte do tempo. Parece ter sentido o peso. Apenas no segundo set, foram 13 pontos dados em erros para as europeias. Nos outros, teve chances para forçar um jogo mais longo, mas falhou no fim de ambos.
Por outro lado, a Holanda teve Jasper, Plak e Van Aalen vindo muito bem do banco de reservas nos lugares de Marring, Dambrink e Bomgaerts. A comemoração depois do ponto derradeiro de Daalderop, com uma ataque pela entrada de rede, foi comovente do lado holandês. E de extrema tristeza entre as canadenses, desoladas, com muitas jogadoras chorando.
Na pontuação, Van Ryk e Gray, referências deste time do Canadá, ficaram na frente, com 17 cada, seguidas por Knollema, com 15, e Jasper, com mais 12.