A fase de oitavas de final do Campeonato Mundial feminino de vôlei começa nesta sexta-feira (29/8), em Bangkok, na Tailândia. A partir de 7h (de Brasília), duelo europeu entre Sérvia e Holanda. A partida terá transmissão pelo Sportv2 e pelo streaming da VBTV.
Será o quarto confronto direto entre as duas seleções em Mundiais, com vantagem sérvia por 2 a 1. Os dois últimos foram em 2018, com as holandesas vencendo na segunda fase por 3 a 0, mas com resultado positivo das sérvias nas semifinais por 3 a 1.
No atual ranking mundial, as rivais estão muito próximas. A Sérvia aparece em oitavo lugar, com 267,78 pontos, seguida pela Holanda, com 264,69.
Na primeira fase do Mundial, a equipe dirigida pelo alemão Felix Koslowski terminou invicta, com vitórias sobre Tailândia, Suécia e Egito. Já as atuais bicampeãs mundiais perderam para o Japão e venceram Ucrânia e Camarões.
Para deixar o confronto ainda mais imprevisível, a Sérvia não contará com a lesionada Tijana Boskovic, aumentando a responsabilidade ofensiva da jovem ponteira Aleksandra Uzelac, autora de 53 pontos até aqui.
Pelo lado holandês, a capitã Nika Daalderop é o principal nome do time, com 48 acertos até aqui. A ponteira é um dos destaques do Mundial no bloqueio, com 11 pontos marcados.
Confira os prováveis times para o duelo desta sexta-feira:
HOLANDA: Van Aalen, Dambrink, Daalderop, Jasper, Timmerman, Stuut e Reesink (líbero). Técnico: Felix Koslowski.
SÉRVIA: Mirkovic, Bukilic, Uzelac, Ivanovic, Aleksic, Kurtagic e Jegdic (líbero). Técnico: Zoran Terzic.