O holandês Steven Van de Velde, do vôlei de praia, ficará alojado fora da Vila Olímpica de Paris. Segundo o jornal alemão Bild, a escolha partiu do próprio atleta, que ficou preso por cerca de um ano, condenado por estupro de uma menina de 12 anos. Mesmo “isolado”, sua participação nos Jogos Olímpicos causam muitas críticas.
Van de Velde completará 30 anos no próximo dia 8 de agosto, dia das semifinais do vôlei de praia em Paris 2024. Em 2014, aos 19 anos, o holandês viajou para a Inglaterra para ter um encontro amoroso com uma jovem de 12 anos. Eles se conheceram através do Facebook. Em março de 2016, o holandês foi condenado a quatro anos de prisão, ficando fora das Olimpíadas do Rio.
No entanto, Van de Velde foi liberado após cumprir cerca de um quarto da pena, na Holanda invés da Grã-Bretanha. Assim, retornou às areias em 2017, formando parceria com Dirk Boehlé. Quando deixou a cadeia, o atleta holandês admitiu o erro.
– Não posso desfazer o que está feito e devo aceitar as consequências. Foi o maior erro da minha vida – comentou Van de Velde.
Nos Jogos Olímpicos, o holandês formará dupla com Matthew Immers, de apenas 23 anos. Van de Velde também optou por não dar entrevistas, deixando esta função com o seu parceiro na areia. A dupla enfrentará Ranghieri e Carambula, da Itália, na estreia da competição, domingo que vem (28). A decisão está marcada para o dia 10 de agosto.