X

Instituto Cuca: projeto social busca semi da Superliga B

Sábado definirá mais três semifinalistas da Superliga B masculina. Fruto de projeto social, Instituto Cuca (CE) busca uma das vagas
Autor:

Compartilhe:

A conquista de um título e a classificação para a elite do vôlei brasileiro são sonhos possíveis para atletas da periferia de Fortaleza. Formado por jogadores que vivem em bairros do subúrbio da capital cearense, o Instituto Cuca mantém viva a chance de classificação para as semifinais da Superliga B masculina 2022. Neste sábado (19/3), o time encara o Niterói, às 19h, no ginásio do Canto do Rio, em Niterói (RJ)

Na Superliga B, os times disputam um turno único no qual todos se enfrentam. Os quatro melhores avançam para as semifinais; e os finalistas garantem acesso à elite do voleibol nacional. Instituto Cuca e Niterói somam 14 pontos cada. Quem vencer o jogo garantirá vaga na semi.

O Instituto Cuca atende jovens de 15 a 19 anos em cinco centros espalhados pela periferia de Fortaleza. O vôlei é uma das atividades desenvolvidas pelo projeto e em 2021 o time passou a participar de competições de alto rendimento. O resultado veio rápido: ao vencer um dos grupos da Superliga C no ano passado, se classificou para a Superliga B 2022.

– O alto rendimento é um projeto novo, iniciado no ano passado, com apoio da Prefeitura de Fortaleza. Estamos dando os primeiros passos nessa área, mas trabalhamos o desenvolvimento esportivo de jovens há mais tempo. Temos dois atletas que começaram nas nossas escolinhas, o Nairton e o Nataniel, que estão conosco desde 2014 – diz Jane Lima, assistente técnica do time e professora do projeto desde 2014.

A rodada deste sábado é a última da fase classificatória, e o Suzano Vôlei (SP) lidera com 18 pontos e já garantiu uma das vagas nas semifinais. Outras quatro equipes disputam os três lugares restantes e estão empatadas com 14 pontos (além de Niterói e Instituto Cuca, SMEL/Araucária/Berneck e Café Vasconcelos/Araguari/Ubevolei disputam as três vagas).

– Com a Superliga B, nos fazemos presentes no alto rendimento. Temos um histórico de participação em competições de base, mas agora, com o apoio da prefeitura, trabalhamos para alcançar este patamar mais elevado. Neste sábado, teremos o desafio de enfrentar a equipe de Niterói, e a vitória é fundamental para nossas aspirações na competição – completou Jane.

Os donos da casa, que chegaram a liderar a competição, vêm de dois resultados negativos, e estão em segundo na tabela.

– Estamos muito felizes com o nível de atuação que apresentamos até aqui. Esta Superliga B tem é muito equilibrada, e isto se reflete na classificação geral e nesta última rodada. A equipe do Instituto Cuca tem muitas coisas em comum com a nossa. É formada por atletas que se entregam a cada ponto, a cada jogo. E é isso que queremos fazer nesta rodada para buscar a nossa vaga – contou Walner dos Santos, técnico do Niterói.

Depois da rodada deste final de semana, a Superliga B entra na fase de playoffs. Os times de melhor campanha terão a vantagem de decidir a série semifinal em casa. O Sportv transmite o segundo e, caso necessário, o terceiro jogo de cada semifinal, além da decisão de cada gênero. Os dois finalistas garantirão vaga na elite nacional em 2022/2023.

RODADA FINAL

19/3 – Vôlei Futuro x Suzano, às 17h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) – Transmissão Canal Vôlei Brasil
19/3 – Vila Nova x Café Vasconcelos/Araguari/Ubevolei, às 17h, na Arena Goiânia, em Goiânia (GO)
19/3 – Aprov/Chapecó x Juiz de Fora, às 19h, no Ivo da Silveira, em Chapecó (SC)
19/3 – Niterói x Instituto Cuca, às 19h, no Canto do Rio, em Niterói (RJ)
19/3 – SMEL/Araucária/Berneck x Minas Náutico, às 19h, no Rodrigo Pereira Gomes, em Araucária (PR)

Tags: Superliga B

Últimas notícias