37 pontos marcados pelas irmãs Isabelle e Anna Haak, neste sábado, ajudaram a Suécia a vencer mais uma partida no Campeonato Europeu masculino. Desta vez, um triunfo categórico sobre a Romênia, dona da casa, na cidade de Cluj Napoca, por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-17 e 25-16.
Capitã sueca, a oposto Isabelle Haak terminou o duelo com 22 acertos: 15 no ataque, três no bloqueio e quatro no saque. Na estreia, contra a Finlândia, foram 42 pontos em cinco sets. Já a ponteira Anna colaborou com mais 15 pontos: 11 no ataque, além de três blocks e um ace.
O sucesso em família Haak mexe com a dupla, ciente de que a Suécia pinta como uma agradável surpresa, praticamente classificadas para as oitavas de final do Europeu. No Grupo D, as suecas seguem invictas, assim como Turquia e Holanda, as líderes.
– Nossa paixão pelo vôlei começou no quintal de casa na Suécia, tínhamos uma rede. Nossa mãe jogou vôlei também, então ela nos apresentou ao vôlei. Depois de muitos jogos no quintal, passamos a jogar na quadra – lembra Anna.
– É sempre um porto seguro ter a sua irmã ao seu lado. Nós não nos vemos tanto durante a temporada, então é muito legal estar junto com ela por alguns meses. É um sentimento bacana jogar com a Anna, dá felicidade – completa Isabelle, que revelou que no início da carreira a família acreditava que ela jogaria em outra posição.
– Queriam que eu fosse meio de rede, pois eu era muito alta. Mas depois elas perceberam que eu era melhor como oposto. Eu concordei que seria uma mudança boa e também divertida para mim. Eu nunca treinei muita recepção, deixei de ser central e foi assim que terminei aqui.
Neste domingo, as irmãs Haak terão a poderosa Turquia pela frente. Para Isabelle, destaque do Vakifbank, uma oportunidade de reencontrar companheiras de time e rivais de jogos decisivos no torneio local.