A seleção feminina da Itália anunciou, nesta quarta-feira, as 14 jogadoras convocadas para o Campeonato Europeu, que começará na semana que vem.
Em comparação com o time dos Jogos Olímpicos, o técnico Davide Mazzanti não contará com a central Folie e com a ponta/oposto Sorokaite. Elas foram substituídas por Nwakalor e Bonifacio. As outras duas novidades, já que na Olimpíada são permitidas apenas 12 atletas, são a ponta Gennari e a líbero Parrocchiale.
– As mudanças de Folie e Sorokaite já haviam sido acertadas antes das Olimpíadas. Tanto com Raphaela quanto com Indre combinamos que a trajetória delas terminaria na Olimpíada de Tóquio. No lugar delas, chamei Bonifacio e Nwakalor, duas jogadoras que se destacaram no VNL. Parecia certo recompensá-las. No Campeonato Europeu, será uma oportunidade de mostrar jogo. Já as convocações de Parrocchiale e Gennari sempre fizeram parte dos planos, tanto que elas trabalharam com o grupo olímpico durante todo o período de preparação – comentou Mazzanti, que reiniciará os treinamentos nesta quinta-feira, em Roma, após a folga pós-olímpica.
A Itália está no Grupo C, com sede na Croácia, ao lado de Bielorrússia, Hungria, Eslováquia e Suíça, além das donas da casa. As quatro primeiras avançarão para as oitavas de final.
Como revelado nesta terça-feira pelo Web Vôlei, os Canais Disney (ESPN e Fox) possuem os diretos de transmissão do Europeu e já definiram a exibição de 20 jogos somando os dois naipes.
Na Olimpíada, a Itália foi eliminada pela Sérvia nas quartas de final, com uma derrota incontestável por 3 a 0.
Confira a lista da Itália:
Levantadoras: Malinov e Orro
Opostos: Egonu e Nwakalor
Pontas: Caterina Bosetti, Sylla, Pietrini e Gennari
Centrais: Danesi, Fahr, Chirichella e Bonifacio
Líberos: De Gennaro e Parrocchiale