A Itália, com uma atuação dominante, não deu chances para a Turquia, neste domingo (4/8), pelo encerramento da fase de grupos do torneio feminino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Paris. Triunfo por 3 sets a 0, parciais de 25-14, 25-16 e 25-21.
O resultado garante ao time de Julio Velasco o primeiro lugar do Grupo C. Resta esperar os demais jogos do dia para ver o posicionamento final entre os oito classificados para as quartas de final e os respectivos cruzamentos.
O que se viu no primeiro set foi um verdadeiro passeio italiano. Sem qualquer efetividade na virada de bola e uma linha de passe muito irregular, a Turquia não viu a cor da bola. Daniele Santarelli usou todas as ponteiras à disposição: Baladin, Karakurt, Aydin, Cebecioglu e Ismailoglu. Foram apenas sete pontos de ataque turcos. A Azzurra, por sua vez, teve sete pontos feitos apenas por Egonu no fundamento e saiu vitoriosa por 25 a 14.
Na segunda parcial, o bloqueio da Itália se impôs, obrigando Santarelli a mexer na levantadora no início, apostando em Ozbay no lugar de Sahin. Vargas seguiu como única alternativa ofensiva para a Turquia, chegando a 11 pontos, enquanto a companheira mais perto dela era Baladin, com apenas três. E a oposta cubana naturalizada turca não parecia estar 100%. Em diversas paralisações do jogo, ela usou lenços para limpar o nariz, aparentemente gripada. A temperatura caiu neste fim de semana em Paris e o ar condicionado da Arena Paris Sul é famoso por “gelar” bastante.
Cebecioglu foi a escolhida por Santarelli para começar o terceiro set ao lado de Baladin. A Turquia chegou a ter 3 pontos de vantagem, algo raro na partida (13 a 10), obrigando Julio Velasco a inverter o 5-1. A reação foi iniciada com Lubian no saque, garantindo o triunfo em sets diretos. Egonu marcou 20 pontos, sete a mais do que Vargas.
Por Daniel Bortoletto, em Paris